O que você procura?

6 frutas da estação para incrementar a sua lista de compras

AbacateCada alimento tem uma época certa do ano para ser plantado e colhido. É o momento em que se encontram condições ideais para desenvolvê-los, com menor custo de produção e melhor qualidade para o consumidor. Está aí a importância de se respeitar a sazonalidade dos alimentos: comprando os produtos na época certa, além de conseguir uma boa economia (pois, em geral, com uma oferta maior, os preços caem), você coloca no prato ingredientes mais suculentos e plenos em sua potencialidade nutricional.

Agora, por exemplo, além da jabuticaba, estrela de nossa Mesa, uma série de outras frutas está em plena época de colheita e, consequentemente, disponível em maior quantidade no mercado (segundo o calendário da sazonalidade dos alimentos comercializados pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – Ceagesp). Portanto, esses produtos merecem lugar de destaque na sua lista de compras. Para ajudar na escolha, organizamos uma lista de frutas desta estação que merecem entrar na sua cesta. Confira por quê:

Abacate
Originário do México e da América do Sul, esse fruto tem polpa tenra e verdinha, com alto teor de antioxidantes, que combatem os radicais livres, prejudiciais à saúde das células. Conta também com um tipo de gordura monoinsaturada que beneficia a saúde dos vasos sanguíneos e ajuda a reduzir o LDL, o colesterol ruim. Por isso tudo, o abacate é considerado um grande aliado no combate às doenças cardiovasculares. Existem diversas variedades desse ótimo ingrediente para pratos doces e salgados, o que permite encontrá-lo à venda praticamente o ano inteiro. Nesta estação, estão em alta as variedades Breda e Margarida, com o auge da colheita entre os meses de setembro e dezembro.

Abacaxi
Rico em vitaminas A, B1 e C, além de minerais como magnésio, cobre e ferro, o abacaxi dá um reforço para o sistema imunológico. Por conter boa quantidade de fibras e bromelina, uma enzima digestiva natural, facilita a digestão e melhora o funcionamento do intestino. Há nutrientes também presentes em sua casca, que pode ser aproveitada para preparar sucos e chás. A melhor época para consumir a variedade Pérola é entre novembro e dezembro; e a variedade Havaí, entre dezembro e janeiro.

Acerola
Cada frutinha de coloração vermelha ou amarela pesa entre 20 e 40 g, mas oferece benefícios gigantes para a saúde. Contém um coquetel incrível de nutrientes, que inclui vitaminas A, B1 e B6, além de minerais como fósforo, ferro e potássio. Mas seu principal atrativo é a vitamina C. A concentração desse nutriente na acerola é maior do que na laranja ou no limão, por exemplo. Consumindo cinco acerolas, você supre a necessidade diária de vitamina C. As melhores épocas para comprar essa frutinha poderosa é entre outubro e dezembro e entre janeiro e março.

Amora
Uma das frutas vermelhas mais apreciadas, a amora é nativa da Ásia, mas se dá bem em regiões de clima quente, como o Brasil. Vai bem no preparo de geleias e doces, mas também marca presença em pratos salgados. É boa fonte de resveratrol, um antioxidante que protege os vasos sanguíneos. É também rica em minerais como potássio, magnésio, manganês e ferro, muito importantes para garantir uma boa circulação sanguínea. A vitamina K e o cálcio, que também estão entre seus nutrientes, atuam na regeneração do tecido ósseo. A amora é portanto uma boa aliada na prevenção da osteoporose. Os melhores meses para consumi-la são novembro e dezembro.

Jaca
Fruta da moda entre os veganos, a jaca, natural da Índia, desembarcou no Brasil no século 18, na bagagem dos portugueses. Largamente cultivada na região da Amazônia e por toda a costa brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro, oferece um arsenal de nutrientes fundamentais para a saúde: é rica em proteínas e carboidratos, vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro e cálcio. Apresenta-se em três variedades: jaca-mole, jaca-dura e jaca-manteiga. A dura costuma ser usada pelos vegetarianos na preparação de pratos salgados. Seus gomos cozidos apresentam uma textura similar a da carne de frango. Seu caroço também pode ser aproveitado: triturado, vira uma farinha supernutritiva. As melhores épocas do ano para aproveitar tudo de bom que essa fruta oferece são os meses de novembro e dezembro e de janeiro a março.

Manga
No final do ano, elas povoam em grande variedade a seção de frutas dos supermercados e as barracas das feiras. Uma festa para os fãs dessa fruta de polpa alaranjada e rica em betacaroteno, um potente antioxidante. Possui boa quantidade de potássio, que regula o excesso de sódio, responsável pela elevação da pressão arterial. Por ser excelente fonte de fibras, alguns estudos apontam a fruta como um aliado contra a prisão de ventre, mais eficiente até que os consagrados mamão e ameixa. Entre as variedades mais conhecidas, a Haden e a Tommy têm seu auge de produção entre outubro e dezembro, e a Palmer, entre dezembro e fevereiro.

Veja também:
– Quer ideias para incorporar o abacaxi em seu prato? Confira essa receita!

Camarão no Abacaxi

Camarão no Abacaxi

 

Deixe uma resposta

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.