Colesterol e triglicérides: Saiba como baixá-los com alimentação

Colesterol e triglicérides: Saiba como baixá-los com alimentação

Colesterol ruim, colesterol bom e triglicérides: você já deve ter ouvido falar deles, especialmente se já fez exames de sangue. Mas você sabe o que é cada um deles e por que são tão importantes para a nossa saúde?

O colesterol ruim e os triglicérides são os principais responsáveis pela formação de placas de gordura que bloqueiam artérias e veias. Isso prejudica diretamente o sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório, responsável por bombear o sangue pelo corpo humano, levando consigo oxigênio a todos os órgãos.

Confira abaixo o que são colesterol ruim, colesterol bom e triglicérides:


Colesterol ruim


É o LDL-colesterol, um verdadeiro malfeitor do sistema cardiovascular. A elevação da concentração plasmática de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) é o principal fator de risco para o surgimento das placas de gordura que se formam nas paredes das artérias e dentro delas, bloqueando a passagem do sangue.

Colesterol bom


É o HDL. Em contraste com o LDL, o HDL são as lipoproteínas de alta densidade. Elas são protetoras do sistema cardiovascular, porque retiram o colesterol da parede das artérias e o enviam ao fígado, de onde ele será excretado na bile. 

Triglicérides


Também chamados de triglicerídeos, são a principal molécula de gordura que circula pelo corpo. Em excesso, eles representam um risco à saúde cardiovascular – mas podem ser controlados com uma alimentação mais saudável e adequada.

 

Como controlar colesterol alto e triglicérides com alimentação?


Para responder a essa pergunta, precisamos saber o que, afinal, altera o LDL-colesterol e os triglicérides: são os ácidos graxos saturados e a gordura trans. Eles podem ser encontrados em alimentos como carnes vermelhas, óleo de palma, leite e derivados e cacau, além de produtos ultraprocessados e industrializados.

Os ácidos graxos insaturados estimulam o HDL, o colesterol bom. Por isso, prefira consumir alimentos que os contêm: óleo de oliva, de canola e de outros vegetais (girassol, milho e soja), frutas (em especial, as vermelhas e o abacate), hortaliças, oleaginosas (nozes, macadâmia e castanha-do-pará), amendoim, grãos como linhaça e chia, peixes e crustáceos (é recomendado, por exemplo, introduzir sardinha na alimentação).

 


 

 


 




 

 

 


 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!