Como lidar com alergias alimentares em ocasiões especiais

Como lidar com alergias alimentares em ocasiões especiais

Em casa, a família já organizou a vida para atender as necessidades do membro que tem alergia alimentar, mas o que fazer quando surge um passeio, um convite para uma festa ou a ida a um restaurante? Sem estresse, siga nossas dicas.

como lidar com alergias


Viagens de avião, ônibus e trem mais seguras




  • Procure as companhias e verifique se oferecem algum tipo de conforto para pessoas com alergia alimentar: uma alimentação especial, talheres descartáveis, uma área livre de alérgenos.



  • Se não há certeza de que a alimentação servida a bordo está livre de alérgenos, leve seu próprio lanche (temos receitas neste ebook!). Essa recomendação é essencial especialmente se você for ficar um bom tempo longe do acesso fácil e rápido à ajuda médica.



  • Ao embarcar, tenha sempre à mão toalhinhas umedecidas com produto específico para higienizar assento, mesas e utensílios.



  • Identifique hospitais próximos à sua área de hospedagem e telefones de emergência. Deixe o hotel informado sobre sua alergia, para que possam ajustar sua refeição ou tomar alguma providência em caso de emergência.



  • Se a viagem é para o exterior, leve cartões com informações no idioma local. Também é bom pesquisar sobre os rótulos dos produtos industrializados dos países que irá visitar, verifique quais são as marcas seguras para pessoas com o mesmo tipo de alergia que você. Faça uma lista de restaurantes que poderá frequentar. Prepare lanches para levar aos passeios.


Sem saia justa nos encontros com amigos e familiares




  • Se o convite for para encontrar o pessoal num restaurante, ligue para o estabelecimento antes e pergunte sobre a cozinha e se eles estão preparados para atender suas necessidades. Hoje em dia já existem restaurantes prontos a atender pessoas com restrição aos principais alérgenos.



  • Não deu para ligar antes? Ao chegar no restaurante, chame o gerente ou o chef de cozinha, explique a situação e veja como eles podem acolher suas necessidades.



  • Evite estabelecimentos do tipo self-service. Com a proximidade dos alimentos na bancada e o grande número de pessoas se servindo ao mesmo tempo, é alta a probabilidade de contaminação cruzada.



  • O momento certo de ir ao restaurante também deve ser observado. O ideal é escolher um horário de pouco movimento, assim a equipe estará mais atenta às solicitações.



  • Vai a uma festa e não tem como saber de antemão o que será servido? Para não gerar uma situação desagradável para os anfitriões e garantir sua segurança, leve seu próprio prato e lanches seguros. Não será desfeita! Explique delicadamente a situação e, se possível, leve um pouco a mais de comida, o suficiente para compartilhar, caso alguém se interesse por seu cardápio especial.


Referências:


Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar (2018) - Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.


Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 - Parte 1 - Etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.


Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 - Parte 2 - Diagnóstico, tratamento e prevenção. Documento conjunto elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.


Guia prático de diagnóstico e tratamento da Alergia às Proteínas do Leite de Vaca mediada pela imunoglobulina E.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!