Confira vantagens em cozinhar com air fryer

Confira vantagens em cozinhar com air fryer

Com a correria do dia a dia, tudo que trouxer praticidade à cozinha é muito bem-vindo, não é mesmo? A air fryer se encaixa nessa categoria.

Mas a decisão de comprar um utensílio ou eletrodoméstico nunca é tão simples. É preciso analisar as vantagens e desvantagens para ter a certeza de que o produto se encaixa mesmo na cozinha e na rotina.

Confira as vantagens e desvantagens da air fryer – para você decidir se esse relacionamento vale a pena (ou não).


Vantagens da air fryer

Alimentos menos gordurosos


É fato que alimentos preparados na air fryer têm menos gordura. Como o aparelho dispensa o uso de óleo para frituras, a alimentação fica mais saudável nesse sentido. O site Medical News Today comparou dois frangos – um foi frito por imersão em óleo, enquanto o outro foi preparado na air fryer. Na fritura com óleo, 100 g de frango apresentaram 13,2 g de gordura. Na air fryer, a mesma porção de frango tinha apenas 0,39 g de gordura.

Segurança


O óleo quente traz riscos para quem cozinha. Se, ao entrar em contato com a gordura quente, o alimento estiver um pouco úmido, o óleo espirra. Por não conter óleo e ser completamente fechada, a air fryer elimina riscos de queimaduras.

Menos compostos perigosos


Cozinhar alimentos a temperaturas muito altas, como em frituras por imersão, favorece a formação de compostos perigosos para o organismo, a exemplo da acrilamida. Segundo estudos da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, esse composto pode estar relacionado com o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de mama e o de pâncreas. Na air fryer, ainda há o risco da formação desses compostos, mas ele é bem menor.

Praticidade


Cozinha esfumaçada? Exaustor grudento? Fogão todo respingado com óleo? Frigideira oleosa? Pode esquecer tudo isso. Aí está uma das maiores vantagens da air fryer: a praticidade. A fritadeira não suja a cozinha e ainda é fácil de ser limpa. A cesta e a gaveta podem ser retiradas facilmente do utensílio e lavadas com água e detergente.

Solte a criatividade


Sim, dá para ir além da batata frita congelada ou do nuggets e criar pratos incríveis com a air fryer. A fritadeira é capaz de preparar carnes, frutos do mar, pães, massas, bolos, rabanadas… O ebook Air Fryer traz 20 receitas para inspirá-lo!

Desvantagens da air fryer

Tamanho

Apesar de os modelos de air fryer terem avançado bastante nesse quesito desde 2010, o tamanho do utensílio ainda é um problema. É preciso ter um armário espaçoso para guardá-lo ou uma bancada extensa onde ele possa ficar.

Cuidado com os ultraprocessados


A air fryer realmente facilita nossa vida na cozinha, mas é preciso tomar certo cuidado para não abusar das batatas fritas, nuggets e outros produtos ultraprocessados, que já vêm praticamente prontos. Dê atenção  também aos alimentos in natura.

 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!