Cuidados com a higienização de alimentos e utensílios

Cuidados com a higienização de alimentos e utensílios

Quando se trata do preparo de alimentos, nunca é demais lembrar uma regrinha básica: deve-se fazer a higienização adequada das mãos, dos alimentos e dos utensílios. Veja algumas dicas que podem ajudar a manter essa máxima em dia:




  • No caso da alimentação infantil, um utensílio que requer especial cuidado é a mamadeira. Uma forma de garantir a boa higienização é mergulhar a mamadeira e os demais utensílios do lactente em água com hipoclorito de sódio a 2,5% por 15 minutos (20 gotas de hipoclorito para 1 litro de água) e subsequente enxágue. Como alternativa, pode-se utilizar o vinagre, mas o hipoclorito tem maior eficácia.

  • Para reduzir os resíduos de agrotóxico presentes em legumes e verduras, uma boa ideia é deixá-los de molho em água com bicarbonato de sódio a 1% (1 colher (sopa) para 1 litro de água) por 20 minutos.

  • Os alimentos devem ser preparados em local limpo e em pequenas quantidades – de preferência, para uma refeição apenas – e oferecidos à criança logo após o preparo. Os restos devem ser descartados. Os alimentos precisam ser mantidos cobertos e na geladeira quando necessitarem de refrigeração.

  • A água para beber deve ser filtrada e fervida ou clorada (2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% por litro de água, com descanso de 15 minutos antes do consumo).


 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!