Curiosidades sobre o Halloween, a Festa das Bruxas

Curiosidades sobre o Halloween, a Festa das Bruxas

 

Cada vez mais celebrado por aqui, o Halloween, uma das principais festividades dos Estados Unidos, conquistou o mundo graças principalmente ao cinema americano. No Brasil, cada vez mais pipocam festinhas embaladas pelo tema nas escolas, no trabalho ou entre amigos. E você, já se perguntou como surgiu essa tradição? Confira aqui as principais curiosidades sobre o Halloween.

Veja também:

- Dicas para fazer caras e bocas na abóbora típica de Halloween

https://youtu.be/cueU26rYuBw

  1. Segundo os historiadores, o Halloween deriva de um antigo festival pagão chamado Samhain, celebrado pelos celtas (na região hoje ocupada pela Irlanda) há 2.500 anos para comemorar o ano novo e o início do outono no hemisfério norte.

  2. A palavra Halloween deriva da expressão all hallows eve, que significa “véspera de todos os santos”. Originariamente, o Dia de Todos os Santos era comemorado em maio. No entanto, no século 8, o papa Gregório III transferiu a celebração para 1º de novembro, no que se supõe fosse uma tentativa da Igreja de cristianizar a festa pagã do Samhain, comemorado desde sempre a 31 de outubro.

  3. Durante o Samhain, os celtas decoravam suas casas com objetos assustadores e macabros e armavam fogueiras para queimar o joio, celebrando o fim das colheitas. Não há registros explicando os motivos desses rituais, no entanto, acredita-se que seria uma forma de proteger-se dos mortos que, nesse dia, retornariam do além em busca dos vivos.

  4. Em meados do século 19, durante o período conhecido como a Grande Fome, uma leva de irlandeses foi forçada a emigrar para os Estados Unidos e para lá teria levado a tradição do Halloween.

  5. Foi em solo americano que a abóbora se tornou um dos principais símbolos da data, em substituição ao nabo adotado no Reino Unido. Ali, impulsionada pela lenda de certo ferreiro chamado Jack, que teria desafiado diabo e se mostrado mais esperto que este, a tradição ganhou força. Jack, um morto-vivo que vagava pelo mundo do viventes, passou a ser simbolizado pelas lanternas de abóbora.

  6. O costume de sair batendo de porta em porta e proferindo o bordão “gostosuras ou travessuras” (trick or treat, em inglês) também nasceu nos Estados Unidos, por volta dos anos 1920.

  7. No Brasil, o Dia das Bruxas foi introduzido principalmente pelas escolas de idiomas e acabou ganhando muitos adeptos fora delas. Muitos defensores da cultura brasileira criticam essa prática. Em razão disso, em 2005, criou-se o Dia do Saci, também comemorado a 31 de outubro.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!