Dia de sopa em casa!

Dia de sopa em casa!

Que tal reunir os amigos e combinar o calor humano com o quentinho de sopas e caldos? Dona de bufê e especialista em festas, a chef Gislaine Oliveira entrega de bandeja aqui as dicas para fazer uma noite de sopa em casa e arrasar.

Seleção dos sabores


Você precisa oferecer pelo menos três sabores diferentes. Dois a base de proteína animal e outro só com vegetais, como opção para vegetarianos. Um pode ser mais pedaçudo, mas os outros dois devem ser cremes. “Essa combinação permite que o convidado consiga se servir das três. A primeira ocupa mais espaço no estômago do que os cremes”, justifica a chef.



Na quantidade certa


Para não sobrar nem faltar sopa pra ninguém, Gislaine ensina uma conta simples. Cada pessoa consome, em média, 500 ml. Basta multiplicar essa estimativa pelo número doas convidados. Digamos que sejam 10. Fazendo a continha, dá 5.000 ml – ou 5 litros de sopa. Agora é só dividir essa quantidade pelos três tipos sabores que você irá oferecer para ver quanto fazer de cada um.

Quando preparar a sopa


O bom desse cardápio é que dá para preparar com antecedência e só finalizar na hora de servir. O que o convidado mesmo pode fazer. “Basta deixar a disposição potinhos com temperos, como ervas picadinhas, queijos, um bom azeite. Assim, o convidado pode acrescentar a seu prato”, explica Gislaine.

Melhor forma de servir a sopa


Para Gislaine, o ideal é contar com réchaud para deixar a disposição dos convidados os três tipos de sopa ao mesmo tempo – e sempre quentinhas.  Mas se você não tiver o equipamento, sem problemas! Basta seguir a dica da chef: “Nesse caso, é melhor servir uma sopa de cada vez. E, no lugar de pratos, opte por bowls ou cumbucas, que conservam o alimento aquecido por mais tempo”. Ah, e sempre vale lembrar: deixe sempre um número a mais de colheres para que as pessoas troquem ao mudar o sabor da sopa.

Enquanto a sopa não vem


Receba os convidados com uma mesa de petiscos. Ao lado dos pães (que podem incluir os mesmos que servirão de acompanhamento das sopas), escale queijos, frios, patês, crispies de vegetais etc.

Bebidas para acompanhar


Bebida boa é aquela que você gosta. Se os seus convidados são fãs de cerveja, essa pode ser a opção enquanto os convidados estão explorando os petiscos. Para acompanhar as sopas, Gislaine recomenda um bom vinho. Branco, se a sopa for a base de peixe. Tinto para as demais.

Pronto! Agora é só eleger o seu menu: basta entre na área de Receitas da Mesa. Com esse pequeno roteiro sua noite de sopas será um sucesso! Depois conta pra gente na área de Publicações.

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!