Diga adeus ao bolo solado!

Diga adeus ao bolo solado!

Com as dicas a seguir, sem dúvida o seu bolo nunca mais será o mesmo:

Na medida certa
Diferentemente das receitas salgadas, os doces exigem medidas precisas. Por isso, pese todos os ingredientes da receita, inclusive líquidos. A única exceção são os ovos. Os grandes não têm tanta variação de tamanho e pesá-los poderia resultar em desperdício.

Em temperatura ambiente
Diversos livros sobre bolo ressaltam a importância de se utilizar ingredientes em temperatura ambiente na hora de preparar a massa. Mas isso não faz tanta diferença no resultado final, de acordo com Otávia. "Essa regra vale apenas para a manteiga, que precisa estar em ponto de pomada (com consistência cremosa), para que se incorpore com mais facilidade aos outros ingredientes."

Na boca do forno
Antes de colocar qualquer bolo para assar, é importante ligar o forno 10 minutos antes para preaquecê-lo. A temperatura correta - em média 170 a 180oC - vai fazer com que o amido gelifique, além de ajudar na coagulação dos ovos e do leite. Isso dará estrutura para que o fermento possa agir na massa e o bolo cresça.

Temperatura correta
Embora as receitas apontem temperaturas exatas para assar um bolo, é importante salientar que cada forno é um forno. É preciso testar o seu antes para ver qual é a melhor temperatura na hora de assar um bolo. Mas uma coisa todos têm em comum: nunca se deve abrir a porta do forno enquanto o bolo estiver assando.

Está pronto?
Já que abrir o forno está fora de cogitação, para saber se o bolo está pronto é preciso contar com o olfato. Quando aquele aroma doce de bolo invadir a sua cozinha é porque o bolo estará pronto em breve. Outro truque é dar umas leves batidinhas no vidro do forno. Se a massa balançar é porque o bolo ainda precisa de um tempo extra de forno. E para se certificar de que o bolo está pronto, vale o bom e velho teste do palito: se você introduzir o palito e sair seco é porque o bolo está pronto.

Na hora de desenformar
Além do bolo solado, esse é um dos grandes pesadelos dos boleiros de primeira viagem. Mas se tiver uma dose de paciência o sucesso é garantido! Antes de tudo: unte toda a forma com manteiga e farinha de trigo. Essa dica pode parecer boba, mas aquela parte da forma sem untar pode quebrar o seu bolo na hora de desenformar. Aliás, na hora de preenchê-la, encha de massa até a metade da altura da forma, para que o bolo tenha espaço para crescer. E, antes de retirar da forma, espere amornar a massa, mas não deixe-a esfriar completamente para o bolo não grudar. Para soltá-lo melhor, passe uma faquinha nas laterais da forma.

Bolo decorado
Vai rechear e cobrir o bolo? Deixe a massa esfriar completamente. Dessa forma, ficará mais fácil de cortar o bolo em camadas e de distribuir o recheio, que também deve estar frio. Para que a proporção de massa e recheio fique uniforme, intercale as camadas numa forma coberta com plástico-filme. Leve à geladeira e deixe-o, no mínimo, quatro horas, antes de passar a cobertura. quinta-feira
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!