Doce de abóbora durinho por fora e molinho por dentro!

Doce de abóbora durinho por fora e molinho por dentro!

É difícil não se perguntar como fazer aquele incrível doce de abóbora durinho por fora e molinho por dentro, igualzinho àquele que a gente só come na casa da Avó, na casa de uma tia querida ou naquela viagem para o interior do estado. Fazer esse doce tipicamente brasileiro tem lá seus segredos, mas nós iremos desvendá-los para vocês.

O que faz toda a mágica de deixar a crosta firme da abóbora é a cal virgem. Sim, aquele mesmo usado para fazer as paredes caiadas, branquinhas. Mas, um momento! Compre o produto certo. Ele deve ter pureza alimentícia, veja a indicação na embalagem quando for comprar.

Depois de cortar a abóbora, coloque os pedaços numa tigela com água da cal. Calcule 1 colher (sopa) de cal para cada litro de água. Deixe a abóbora de molho nessa solução por pelo menos 2 horas. É o tempo necessário para que ocorra a reação química que produzirá a casquinha firme envolvendo o interior de polpa tenra.

Após esse período, é só enxaguar bem, retirando qualquer vestígio da substância, e seguir a receita usual de cozinhar a abóbora em calda de açúcar. Para facilitar, deixamos a seguir a receita:

 



 

INGREDIENTES:

  • 1 kg de abóbora-de-pescoço, sem casca, em cubos de 2 cm

  • 2,06 litros de água

  • 2 colheres (sopa) (40 g) de cal virgem grau alimentício

  • 700 g de açúcar demerara

  • 5 cravos-da-índia (2 g) (opcional)

  • 2 pedaços de canela em pau (6 g) (opcional)


MODO DE FAZER:

1) Coloque os 2 litros de água numa tigela funda e dissolva a cal.
2) Adicione os cubos de abóbora, deixe de molho por 2 horas e depois enxague bem.
3) Coloque a abóbora numa panela funda, adicione os demais ingredientes e misture.
4) Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 1 hora. Os pedaços de abóboras devem ficar bem macios, mas sem perder o formato.
5) Transfira o doce para uma compoteira e guarde na geladeira por até 7 dias.

Viu como é facinho, facinho preparar o doce de abóbora durinho por fora e molinho por dentro? Se você quiser variar, também pode empregar esse ingrediente em outra versão de sobremesa igualmente saborosa, como o Doce de Abóbora com Coco, assinado pela chef Helô Bacellar.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!