Entenda a relação entre menopausa e osteoporose

Entenda a relação entre menopausa e osteoporose

Você já deve ter escutado falar em osteoporose. E não é para menos – essa doença é muito comum: em todo o mundo, ela acomete um em cada cinco homens e uma em cada três mulheres acima de 50 anos. Mas, afinal, por que a osteoporose é mais comum em mulheres? Confira tudo sobre a doença óssea abaixo.

O que é osteoporose?


A osteoporose é a diminuição de massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e mais sujeitos a fraturas – mesmo uma pequena queda ou movimentos repentinos podem resultar em ossos quebrados.

A eliminação e renovação de tecidos ósseos é, contudo, um processo muito comum pela vida toda. Até os 20 anos de idade, ganhamos massa óssea (essa produção é chamada de síntese) e, após os 40, começamos a perdê-la com maior velocidade. 

Há dois tipos de célula que são responsáveis por essa renovação e que trabalham em conjunto. Os osteoclastos impulsionam a absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando cavidades. Os osteoblastos, por outro lado, preenchem essas cavidades com novos tecidos ósseos, produzidos a partir do cálcio, que, por sua vez, é absorvido com a ajuda da vitamina D.

Por que as mulheres têm mais osteoporose?


Porque a menopausa influencia diretamente na reabsorção óssea. 

Até os 30 anos, as mulheres atingem o pico de massa óssea, que é o tanto que o corpo conseguiu acumular ao longo da vida com influências da alimentação e atividades físicas. A partir dessa idade, há perda de massa muscular, e dois tipos de osteoporose podem aparecer:

  • Pós-menopáusica: Devida à diminuição do hormônio estrogênio, que ocorre na menopausa e prejudica a reabsorção óssea.

  • Senil: Com o avanço da idade, a perda de massa óssea é maior do que sua síntese.


No caso da osteoporose pós-menopáusica, há fatores de risco que aumentam as chances da doença. São eles: idade, etnia branca ou oriental, história prévia pessoal e familiar de fratura, baixa densidade mineral óssea (DMO) do colo de fêmur, Índice de massa corpórea (IMC) menor que 18,5 kg/m2 para adultos e menor que 22 kg/m2 para idosos, uso de glicocorticoides, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas (mais de três doses ao dia), sedentarismo e baixa ingestão dietética de cálcio.

Como combater a osteoporose?


A boa notícia é que a osteoporose pode ser prevenida se adotarmos hábitos saudáveis ao longo da vida – e a dieta certa, bem balanceada, com cálcio e vitaminas D e K.

Todas essas informações, além de receitas deliciosas, estão no ebook Saúde Óssea, feito em parceria com a Clínica Einstein. Clique aqui para saber mais sobre ele [link para o ebook].

 

 


 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!