Levain – Cinco utensílios essenciais para fazer pão em casa

Levain - Cinco utensílios essenciais para fazer pão em casa

Todo esse papo sobre levain te deixou com vontade de colocar a mão na massa? Além de produzir um levain de primeira, é preciso contar com a ajuda de alguns utensílios. Confira a lista do que é indispensável na hora de preparar pães de fermentação natural:

Balança
As medidas caseiras (leia-se xícaras de chá, colheres de sopa e afins) até têm seu valor na cozinha quente, mas se você pretende se aventurar pelo universo fascinante da panificação artesanal, o ideal é investir numa balança de cozinha. A precisão proporcionada pela balança vai te colorar no caminho do sucesso.

Banneton
Utilizada depois da última modelagem, para realizar a fermentação final, o cesto de fermentação - ou banneton - ajuda a manter o formato da massa, preservar a umidade das massas, além de deixar um acabamento todo especial para os pães artesanais. É possível encontrar desde versões mais simples, feitas de vime, até os mais arrojados, confeccionados com rattan (fibra de palmeira nativa da Ásia e da Oceania).

Lâmina de padeiro
Todo padeiro que se preze tem (ou deveria ter) uma lame de boulanger, ou lâmina de padeiro, para chamar de sua. Trata-se de uma lâmina curva presa numa haste (pode ser improvisada em casa com uma lâmina de barbear e um palito de churrasco), com a qual é possível fazer aqueles cortes no topo e na lateral da massa, que deixam o pão muito mais bonito. No entanto, não é apenas uma questão de estética: durante o tempo de forno a incisão ajuda na saída de gases e de vapores da massa.

Panela
Sabe aqueles pães de miolo macio, com alvéolos, e casca crocante? Para obter esse resultado no forno doméstico, é importante investir numa panela de ferro ou de cerâmica com tampa. A panela ajuda a isolar o vapor da massa, o que forma aquela casca crocante no pão. Mas vale lembrar que, para ir ao forno, a panela não pode ter nenhum cabo ou qualquer outra parte de plástico.

Grade de resfriamento
Para manter a casca do pão crocante, não basta assá-lo com a panela de ferro - é preciso resfriá-lo corretamente. E a grade de resfriamento ajuda muito nesse processo. Depois de retirar o pão do forno, é importante deixá-lo esfriar numa base que permita a circulação de ar na parte inferior do pão.

Esquecemos de algo em nosso check-list? Escreve pra gente!
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!