Mais de 70 anos de parceria

Mais de 70 anos de parceria



Aparelhos que trituravam alimentos já eram feitos nos Estados Unidos desde os anos 1920 quando, em 1944, a Walita, empresa brasileira criada pelo descendente de alemães Waldemar Clemente, lançou a versão nacional do equipamento, batizada de Neutron, com uma base de metal, copo de vidro e chave “liga/desliga”.

Fundada em 1939, em São Paulo, a Walita (junção da inicial de Waldemar e do nome de sua esposa, Lita) começou atuando no ramo de iluminação e produtos elétricos. Mas aproveitando seus conhecimentos na área de construção de motores, Waldemar resolveu apostar no emergente mercado de facilitadores para as tarefas do lar. Há até quem credite a Clemente a invenção no nome “liquidificador”.

 

Depois do liquidificador, a Walita passou a produzir também batedeira de bolos, aspirador de pó, centrífugas, exaustores e ventiladores. Em 1947, a empresa deixou o ramo de iluminação para focar exclusivamente no de aparelhos para uso doméstico.

Além de produzir eletrodomésticos, ela também se empenhou em divulgar o maravilhoso mundo prometido por eles. Criou, por exemplo, a Escolinha Walita, onde demonstrava seus produtos e procurava educar os consumidores sobre os benefícios e facilidades que ofereciam. Em outra frente patrocinava programas de TV que marcaram época nos anos 1950, como o Alô Doçura, da extinta TV Tupi.

Assim, consolidou sua marca. Tanto que nos anos 1960 assume o posto de principal fabricante de equipamentos para cozinha da América Latina. No final desta década, a estimativa era de que dois terços dos lares brasileiros possuíam algum produto Walita. Atualmente, incorporada pela Philips, a empresa continua sendo uma referência em eletrodomésticos, incluindo uma linha completa de liquidificadores.

Fontes: www.memoriawalita.com.br; e o artigo “Pioneira, Walita trouxe tecnologia para a cozinha do brasileiro”, da Folha de S. Paulo, pesquisado em: https://www1.folha.uol.com.br/o-melhor-de-sao-paulo/restaurantes-bares-e-cozinha/2016/06/1784632-pioneira-walita-trouxe-tecnologia-para-a-cozinha-do-brasileiro.shtml.

Receita de liquidificador:

https://tanamesa.com/receita/bolo-de-fuba-com-coco-otavia-sommavilla/
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!