Massa fresca x massa seca, qual a diferença?

Massa fresca x massa seca, qual a diferença?

Você já deve ter reparado que alguns tipos de macarrão são encontrados na geladeira do supermercado, enquanto outros ficam em prateleiras à temperatura ambiente. Mas já se perguntou o porquê dessa diferença? Tudo está relacionado ao modo como elas são feitas.

 

Como cozinhar, as melhores combinações e receitas infalíveis. Saiba mais no nosso ebook Massas & Molhos, por Carolina Ferraz e Sergio Arno



 

Ou seja, quando vemos uma massa na geladeira, é sinal de que ela é fresca. Portanto, foi feita com água, farinha e ovos – daí a necessidade de ser refrigerada. Além disso, ela foi seca por menos tempo e tende a ser mais leve e macia. 

Já os tipos de macarrão que ficam nas gôndolas são aqueles secos industrialmente e por isso têm sua durabilidade estendida. Neste caso, há ainda a divisão entre os tipos: grano duro, integral, de sêmola ou com ovos.

Há ainda a massa instantânea, que já vem pré-cozida e por isso fica pronta em alguns poucos minutos. Apesar de haver quem torça o nariz para ela, é um tipo bastante comum no preparo de ramen, por exemplo.

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!