Mitos e verdades sobre saúde óssea

Mitos e verdades sobre saúde óssea

Muita gente tem dúvidas sobre a saúde óssea, e aí começam os boatos pela internet. As nutricionistas Drielle Bottairi e Carla Muroya, da Clínica Einstein, explicam o que é mito e o que é verdade sobre osteoporose, fraturas por estresse, cálcio, vitamina D e muito mais.

Confira abaixo:

Consumir leite diariamente é suficiente para garantir a boa saúde dos ossos - VERDADE, EM PARTE


O leite é uma das principais fontes de cálcio


Segundo o Guia alimentar do Ministério da Saúde, o consumo diário de três porções de leite e/ou derivados já atende 75% das necessidades diárias de cálcio.

Na prevenção da osteoporose são utilizados produtos lácteos que, além de serem ótimas fontes de cálcio, também possuem proteínas, lipídios, sódio, vitaminas A, B e K, fósforo e zinco e vitaminas A e B, além de componentes funcionais, como a proteína básica do leite – ela é grande responsável pela formação óssea.

 

Para obter vitamina D, devemos tomar sol sem protetor solar, mas em horários controlados - VERDADE


A vitamina D é a grande aliada do cálcio – é ela que garante que o mineral seja absorvido pelo nosso organismo e, assim, faça a manutenção da saúde óssea. 

O sol é a principal fonte de vitamina D – devemos tomar sol diariamente sem protetor solar, mas em horários em que haja menos exposição aos raios ultravioleta (UVB), ou seja, de manhã e no fim da tarde. 

É difícil determinar a quantidade de exposição solar (ou seja, a superfície total de pele que precisa ser exposta ao sol) necessária para prevenir a deficiência de vitamina D e o raquitismo na infância. Além disso, há uma preocupação crescente quanto à exposição UVB nesta fase e sua relação com o câncer de pele na vida adulta, pois existe uma correlação positiva entre a ocorrência de melanoma maligno entre adultos e a quantidade de exposição ao sol na infância.

Apesar de a vitamina D ser produzida por exposição da pele aos raios solares, seu consumo dietético se torna essencial quando a exposição solar é insuficiente para suprir as necessidades diárias. Isso tem se tornado comum, particularmente entre pessoas residentes em centros urbanos. É possível encontrar a vitamina D em alguns alimentos, como peixes, óleo de fígado de bacalhau, leite fortificado, carnes bovinas, frango e manteiga, entre outros.

Quando diagnosticado com osteoporose, o paciente deve evitar toda e qualquer atividade física, especialmente aquelas de impacto – como corrida, caminhada ou dança – MITO


A atividade física é um meio importante – e barato – de prevenção à osteoporose e à osteopenia. Além disso, ela é uma aliada importante no tratamento.

Os exercícios com peso e os de velocidade são os mais eficazes para ganho de massa óssea. É importante também ganhar massa muscular e melhorar a velocidade de resposta motora neuromuscular – elas diminuem as quedas e o risco de fraturas.

Contudo, é sempre importante consultar um médico e ter o acompanhamento de um educador físico para orientar e supervisionar os exercícios.

 

Exercícios físicos feitos de maneira errada podem causar fratura por estresse - VERDADE


As fraturas por estresse podem ocorrer quando realizamos o mesmo exercício repetidamente na mesma área do corpo. Isso leva a região à fadiga e ao desequilíbrio, causando a ruptura óssea. 

A fratura por estresse também pode ocorrer quando a pessoa faz exercícios de maneira errada – nesse caso, o osso pode quebrar mesmo sem a repetição de movimentos. Por isso, é muito importante ter a orientação de um profissional de educação física.

 

 

 

 

 

 

 


 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!