O croissant perfeito é possível! Confira dicas

O croissant perfeito é possível! Confira dicas

Pode ser salgado ou doce, acompanhado de café ou chá, mas, na real, quando é bom mesmo ele brilha sozinho e dispensa qualquer topping ou recheio. Para fazer um croissant digno das melhores boulangeries francesas, a padeira Claudia Rezende, da Zestzing Padaria Artesanal (@zestzing_padaria_artesanal), conta que é preciso cuidar bem da manteiga e da temperatura. 

Primeiro, não vale economizar na qualidade da manteiga. “Tem de ter plasticidade para atingir a consistência de pomada. Uma manteiga firme e quebradiça resultará numa massa também quebradiça”, conta.

Aventure-se nas camadas folhadas e crocantes no ebook Croissant, Folhados & Brioches, por Claudia Rezende, coleção Tá na Mesa



Além disso, o croissant não aceita temperatura aproximada. Ou seja, você precisa respeitar a receita à risca. “A massa deve estar a 10°C, enquanto a manteiga em ponto de pomada precisa estar a 14°C. O ambiente também tem de estar fresco. Eu trabalho sempre com o ar condicionado a 18°C”, explica Claudia. 

Por fim, é preciso ter disponibilidade e boa vontade, afinal, a massa do croissant demora para ficar pronta e vai e volta da geladeira diversas vezes ao longo do processo. Então, já marque na agenda os próximos três dias em que ficará em casa e prepare o mise en place.



 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!