O fermento biológico também tem seu valor

O fermento biológico também tem seu valor

Tudo bem que o levain ganhou a boca do povo nos últimos tempos, mas não é por isso que devemos renegar o coitado do fermento biológico. Afinal, ele também tem suas vantagens, como, por exemplo, permitir a produção em larga escala. 

Mas, você sabe diferenciar cada tipo de fermento biológico encontrado no mercado? Se não, venha com a gente!

Precisando de ideias e mais dicas para fazer pães com fermento biológico?

Confira o ebook Pães Doces, por Aline Galle, da coleção Tá na Mesa.

Fresco

São aqueles tabletes que contêm 70% de água e apresentam cor acinzentada. Conhecidos popularmente como fermento para pão, eles devem ser guardados em ambiente refrigerado, a 15°C (para durarem de 10 a 15 dias) ou a 0°C (para terem validade de 30 dias). Mas, atenção, não use caso o fermento apresente manchas, cheiro forte, textura amolecida ou perda de umidade.

Fermento ativo seco

É mais fácil de ser guardado e trabalhado, pois tem baixo teor de umidade (entre 4% e 7%) e é mais potente. Além disso, antes de entrar na receita, precisa ser ativado por meio de hidratação ao ser dissolvido em líquido (normalmente, água morna).

Fermento Instantâneo seco

A diferença deste é que ele já foi ativado antes da secagem e, portanto, pode ser adicionado à massa a qualquer momento da mistura. Isso porque, como conta com três vezes mais células de fermentação, o simples contato com a massa úmida já basta para despertar a capacidade de fermentação dos grânulos. Ou seja, ele não precisa ser dissolvido em líquido previamente.

Fermento biológico para máquina de pão:

De olho em quem usa máquinas domésticas para pão, a indústria criou essa opção de fermento, que consiste em grânulos finos cobertos com ácido ascórbico e uma proteção de farinha. Isso faz com que esse produto seja mais estável. Ou seja, ele pode ser incorporado diretamente à farinha e aos demais ingredientes antes de o líquido ser adicionado. 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!