Ovo de  Páscoa – Conheça os principais tipos de chocolate

Ovo de Páscoa - Conheça os principais tipos de chocolate

Obtido a partir das amêndoas de cacau (Theobroma cacao L.) fermentadas e processadas, o chocolate nada mais é do que uma combinação entre determinadas quantidades de liquor e de manteiga de cacau, acrescidas de ingredientes como açúcar e o leite. E a partir das variações entre porcentagem de cacau é possível classificar os tipos de chocolate. Confira:

Tipos de Chocolate


Chocolate branco


Antes de tudo, é importante ressaltar que chocolate branco é chocolate sim! Basicamente, é feito com somente com manteiga de cacau, leite, açúcar e pode levar essência de baunilha - dependendo da formulação.

Chocolate rosa


Recém-descoberto pela marca de chocolate belga Callebaut, o novo tipo de chocolate que foi batizado como ruby tem cerca de 50% de sólidos de cacau e tem coloração rosa natural - sem uso de corantes. Mas fiquem ligados que nos próximos dias iremos falar mais sobre ele.

Chocolate ao leite


Como o próprio nome sugere, esse tipo de chocolate - o preferido entre os brasileiros - tem como base o leite, o que traz uma cremosidade extra ao chocolate. Na formulação, a guloseima leva açúcar e tem entre 34 e 49% de cacau.

Chocolate meio amargo


Para ser classificado como meio amargo, o chocolate deve ter em sua formulação entre 43% e 50% de cacau, além de açúcar. Trata-se de um meio termo entre o ao leite e o amargo.

Chocolate amargo


As versões amargas devem ter acima de 50% de cacau e levam açúcar em sua formulação. Mas vale lembrar que o cacau é rico em flavonóides, que ajudam no sistema cardiovascular e estimulam a atividade cerebral, mas cuidado com a quantidade de açúcar que vai na formulação.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!