Por onde anda o cálcio

Por onde anda o cálcio

A saúde óssea depende diretamente do consumo de cálcio durante a infância e adolescência – a quantidade ideal desse mineral reduz o risco de osteoporose e de fraturas ósseas na fase adulta.

A necessidade de cálcio varia ao longo da vida, sendo maior em crianças, adolescentes, gestantes, lactantes e idosos.

Mas, afinal, quais alimentos são ricos em cálcio? Quanto é preciso consumir? Confira abaixo todas essas informações.

Quais alimentos têm mais cálcio?


O leite bovino e seus derivados – como iogurte e queijos – são a principal fonte de cálcio e outros minerais. Eles também são um grupo alimentar muito rico em vitaminas e proteínas de alto valor biológico.

O consumo habitual desses alimentos é recomendado, principalmente para atingir a adequação diária de cálcio: para homens e mulheres acima dos 30 anos, por exemplo, é recomendado o consumo de 1.000 a 1.200 mg de cálcio todos os dias. Essa quantidade pode ser dividida ao longo das refeições.

Veja abaixo alguns alimentos e suas quantidades de cálcio.


Não consumo proteína animal, e agora?


Seja por intolerância a lactose, seja por adotar dieta vegana, muitas pessoas não consomem leite e seus derivados e peixes. Mas, tudo bem, outros alimentos também são fontes de cálcio.

Verduras, como couve, espinafre, brócolis, repolho e acelga, contêm cálcio, assim como feijão-carioca, lentilha e soja em grãos. Algumas frutas – tangerina e figo seco, por exemplo – também são fontes de cálcio.

É importante lembrar, contudo, que esses alimentos têm menor concentração de cálcio que o leite e seus derivados. Por isso, é importante consultar um nutricionista e buscar a dieta adequada.

Quer saber muito mais sobre cálcio? Confira o ebook Saúde Óssea, feito em parceria com a Clínica Einstein, que tem todas as informações e receitas deliciosas, que, de quebra, são amigas da nossa saúde. [link do ebook]

 


 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!