Quem veio primeiro, o ovo ou a Páscoa?

Quem veio primeiro, o ovo ou a Páscoa?

Ao que tudo indica, o ovo se tornou um presente antes de a Páscoa ser criada. Isso porque, acredita-se, tudo começou na Antiguidade, quando era de bom-tom entregar um ovo de galinha desenhado a pessoas queridas.

Depois, na Idade Média, o simbolismo ganhou mais requinte entre a nobreza, que presenteava com ovos de ouro cravejados de pedras preciosas (Insha’Allah!). As criações com chocolate, por sua vez, só vieram bem mais tarde, lá pelo século 19. Mas elas ainda não eram tão saborosas quanto as que encontramos hoje em dia, afinal, foram necessários anos e anos de aprimoramento da receita.

Nas últimas décadas, o ovo de Páscoa virou uma sobremesa completa. Pode ser feito com todos os tipos de chocolate e ainda ganhar os recheios mais criativos, de trufado a frutas diversas e marshmallow com geleia de damasco. Vale tudo! Quer dizer... quase tudo, frutas que liberam muita umidade não costumam sair-se bem.

 

Os diferentes tipos de chocolate

Assim como em qualquer receita, antes de começar, precisamos selecionar qual será a nossa base de ingredientes. No caso do ovo de Páscoa, você tem cinco opções: chocolate branco, ao leite, meio amargo, amargo e Ruby (o chocolate rosa). E essa escolha impacta no trabalho com o doce, pois cada tipo requer uma temperatura ideal de derretimento e resfriamento.

Para saber os detalhes e técnicas para trabalhar com chocolate, confira o ebook Chocolate, por Paula Rizkallah, da coleção Tá na Mesa.

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!