Segredos do bolo nota 10!

Segredos do bolo nota 10!

Pode-se dizer que confeitaria é uma “ciência exata”. A líder da Mesa de Bolos de Liquidificador, Otávia Sommavilla, explica: “Para obter o resultado esperado, temos que seguir à risca as medidas pedidas pela receita”. É uma indicação que parece obvia, mas que, muitas vezes, é deixada de lado. O ideal é usar medidores – facilmente encontrados no mercado e que não custam caro. Mas se não tiver, pode recorrer a xícaras e colheres de uso comum. “Mas é preciso utilizar a mesma xícara para todos os ingredientes que indiquem essa medida na receita. Não vale usar uma de um formato e segunda de outro, pois a quantidade poderá variar”, recomenda. Outro cuidado importante é nivelar a quantidade do ingrediente colocada nesse recipiente com uma faca – para evitar aquela xícara “generosa” transbordante que acabará contrariando a máxima “siga à risca”.



Espere, isso é só o começo! Vai aqui um roteiro com muitas outras dicas que pavimentam um caminho seguro para aquele bolo fofinho e delicioso. Use sem moderação!

 

Cada receita no seu galho


Em primeiro lugar, vale esse esclarecimento de Otávia: receitas formuladas para o liquidificador não podem ser batidas em batedeira. “Elas são mais líquidas e pedem um processo de aeração diferente do que o que acontece na batedeira”, explica.

Na ordem certa


Coloque primeiro no copo do liquidificador os itens líquidos (ovos, leites, etc) e só depois entre com os sólidos (farinha, chocolate...). “Se essa ordem for invertida, os ingredientes secos podem travar o movimento das lâminas”, explica ela.

Fermento no momento certo


Este deve ser o último ingrediente a ser adicionado, e misturado cuidadosamente à massa com ajuda de uma espátula. Sabe por que? Sua função é, por meio de uma reação química, acrescentar ar à mistura para que o bolo cresça leve e fofinho. Essa reação acontece em duas etapas. “A primeira é quando ele entra em contato com a umidade da mistura e a segunda acontece já no forno, desencadeada pelo calor”, explica a confeiteira. “Se ele for acrescentado logo no começo, haverá uma liberação maior de ar nessa primeira etapa, que reduzirá o seu potencial de fazer o bolo crescer quando estiver no forno”.

Vai dobrar a receita?


O copo do liquidificador pode ficar pequeno, certo? Nesse caso, a dica é bater nele apenas os ingredientes líquidos. “Misture os secos em um bowl com um fouet (batedor de claras). Depois, incorpore aos poucos a mistura batida no liquidificador, ainda com o fouet, até obter uma massa homogênea”, explica Otávia.

Tenha tudo à mão


Antes de começar, separe todos os ingredientes listados na receita e nas medidas solicitadas. Isso facilitará a tarefa e evitará surpresas de última hora – como descobrir que não tem um dos itens na despensa. Parece impossível, mas acontece.

Temperatura ambiente


Essa é a temperatura ideal dos ingredientes (a não ser que a receita peça que o item esteja gelado). Portanto, tire com antecedência da geladeira ovos, leite, manteiga... “É uma regra geral para o preparo de bolos que faz muita diferença, principalmente no caso de gorduras sólidas, como a manteiga. As claras dos ovos também crescem e se desenvolvem melhor”, explica Otávia.

Forno quentinho


Ok, você já sabe que tem que deixar o forno preaquecendo enquanto bate o seu bolo, certo? Mas não custa incluir essa medida no check list. Ela é muito importante para que o bolo asse por igual. Um truque interessante é colocar uma vasilha com água no forno enquanto estiver preaquecendo para evitar que a massa resseque.

Tá pronto?


Controle a ansiedade! Nada de ficar abrindo a porta do forno para checar se o bolo já assou. “Nessas aberturas acaba entrando ar frio, o que pode prejudicar ou até interromper o processo de crescimento da massa”, avisa a confeiteira. O que ela aconselha, então? Basta apurar o olfato. “Quando o bolo está ficando pronto, o seu aroma se espalha pelo ambiente”, diz ela. Nesse momento, é só abrir com cuidado a porta do forno e pressionar a superfície do bolo com o dedo. Se ela afundar um pouquinho e logo voltar ao estado inicial, está assado! Se não voltar, precisa de mais um tempinho de forno. Ah, e o velho truque de enfiar um palito? Melhor evitar. A perfuração pode retirar ar da massa e prejudicar o seu desenvolvimento.

Espere para desenformar


Pelo menos dez minutinhos fora do forno. É o tempo suficiente para amornar e evitar que o bolo se quebre na operação de tirá-lo da forma. Mas não deixe passar disso, pois, se esfriar demais, ele pode grudar, e aí fica difícil desenformar.

Bom, agora é só saborear o resultado! Ah, e se você tem algum truque ou dica incrível de preparo para dividir, conta pra gente nos comentários da área de Publicações da Mesa.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!