Sete tapas mais populares da Espanha que você precisa provar

Sete tapas mais populares da Espanha que você precisa provar

Você está descobrindo o gostoso universo das tapas agora e quer saber por onde começar? Pode ser até que você já conheça algumas delas, só não as relaciona à tradição culinária espanhola. Vamos ver? Confira a listinha das sete tapas mais populares da Espanha:

Croquetas


É basicamente aquele bolinho de massa empanado e frito que conhecemos por aqui. É uma das tapas mais comuns nos bares espanhóis, especialmente a que é feito com jamón, o famoso presunto cru típico da Espanha.

Batatas bravas


Chamada na Espanha de “papas bravas” ou “patatas a la brava”, essa tapa celebra a união perfeita entre batatas fritas ou cozidas com molho picante de tomate ou molho aioli. Deu vontade? Então experimente esta receita da chef Paula Rizkallah.

Sete tapas mais populares da Espanha que você precisa provar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pão com tomate


Essa tapa lembra um preparo típico italiano, a bruschetta. É feita com uma fatia de pão bem crocante esfregada com alho e coberta com uma generosa camada de polpa de tomate. Para finalizar, ela é regada generosamente com azeite! Simples e saborosa.

Tortilla


Pode-se dizer que essa tapa está no meio do caminho entre uma torta e um omelete. A receita-base leva batatas (cozidas ou fritas) e ovos. Mas pode ser enriquecida com outros ingredientes, como é o caso da Tortilla de Bacalhau, que a chef Paula Rizkallah



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Montaditos


Também chamados de “bocadillos” são, assim como o pão com tomate, semelhantes a uma bruschetta. A base é uma fatia de pão que, em geral, recebe pelo menos dois ingredientes de cobertura.

“Dá para soltar a imaginação nesse preparo”, explica a chef Jéssica Teixeira, líder da Mesa Tapas e dona do bar Mena Gastrobar (www.menagastrobar.com.br, @menagastrobar), em São Paulo.

“A regra é buscar contrastes de sabores e texturas nas combinações. Uma fatia de pão crocante combina bem com um patê cremoso por cima, pedaços de embutidos ou queijos e vegetais para dar um frescor”, sugere ela.

Pintcho ou pintxo


São tapas comuns de algumas regiões do norte da Espanha, em geral, espetados com um palito (daí vem o nome). Não raro, se apresentam como tapas mais elaboradas.

O chef Oscar Bosch, do restaurante Tanit (www.restaurantetanit.com.br, @restaurantetanit) e do bar Nit (@nit_bardetapas), em São Paulo, dá uma sugestão: monte um espetinho com carne de cordeiro em cubo, cebola e pimentão, asse na brasa e sirva com molho de iogurte e azeite de hortelã.

 
Calamares à romana


Você pode não ligar o nome ao prato, mas se trata de uma velha conhecida nossa: a lula temperada com limão, empanada e frita. Uma delícia que se popularizou no Brasil como lula dorée, um preparo ensinado pela chef Paula Rizkallah.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!