Sinta o balanço

Sinta o balanço

Embora a massa de pão seja versátil e permita uma série de combinações, é preciso saber como adicionar cada um dos elementos. Por exemplo, se você escolher um ingrediente em pó, como o cúrcuma e o cacau, o ideal é misturá-lo à farinha antes da autólise. Mas não é uma regra fechada. Tem pessoas que adicionam após a segunda fermentação ou no momento da sova.

Sinta o balanço

“Já se a ideia é adicionar o suco, como o de cenoura ou de beterraba, ele substituirá a água ou parte dela no processo de autólise. Por fim, se optar pelo purê, como o de batata ou abóbora, a adição será feita somente no final, depois do sal”, conta Alex Duarte, da Padoca do Alex (@padocadoalex) e do Projeto África, que ensina jovens de Moçambique a preparar pães de fermentação natural e, assim, gerar a própria renda.

 

 

 

A expert do @breadsocialclub, Camila Brogliato Ribeiro, que também é líder da mesa dessa semana, ainda complementa lembrando que quando há adição de grãos e sementes, é preciso aumentar a hidratação. “Eles contam como sólidos”, afirma. “Temos de recalcular sólidos e líquidos e isso altera também a crocância da massa.”

Entre os alimentos que ajudam a colorir naturalmente a sua massa, estão: beterraba, abóbora, cenoura, batata-doce, jenipapo, nozes, cacau em pó, carvão ativado, azeitona, cúrcuma, tomate e páprica, mandioquinha, pistache, tinta de lula, bem como espirulina azul e verde.

Para conferir mais dicas e arrasar na sua produção de pães coloridos, baixe aqui o nosso e-book especial sobre o tema.
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!