Sugestões para aquela tábua de queijos e frios completona

Sugestões para aquela tábua de queijos e frios completona

Preparar uma tábua de queijos e frios deliciosa é uma estratégia infalível para animar qualquer reunião de amigos. Além de muito prática, essa solução de petiscos acaba agradando a todo mundo. Basta saber fazer um mix esperto, com opções para todos os gostos.


Veja também:


- Tomate seco é um clássico que não pode faltar na tábua de frios, e a chef Paula Rizkallah ensina a fazer em casa


Tomate Seco

 

A dica principal é combinar com equilíbrio a variedade de sabores e texturas, incluindo itens doces, salgados, agridoces, crocantes, macios, frescos e em conserva. Veja os itens que não podem faltar numa tábua de queijos e vinhos completona:


Queijos – Sim, claro, eles são as estrelas da tábua! Mas não precisa exagerar na variedade. Pense que tem outros itens para disputar a atenção dos convidados. Escolha dois tipos bem diferentes, um mais cremoso e outro mais firme. Você pode escolher entres as seguintes opções, que sempre fazem bonito numa tábua de queijos:




  • Brie – De casca aveludada e branca e miolo tenro, tem sabor que varia do suave ao intenso de acordo com o grau de maturação. É uma boa opção para colocar sobre uma fatia de pão acompanhado de alguma geleia.

  • Gorgonzola – Conhecidos por seus veios azuis e verdes que se destacam na massa branca de textura macia. O sabor salgado, com um fundo amargo e picante, contrasta com itens doces da tábua, como frutas frescas (uva, pera, figo) ou secas (damasco, tâmara).

  • Gouda – Tem sabor de suave a ligeiramente adocicado e textura macia. Harmoniza com frutas secas, vinho tinto e cerveja.

  • Parmesão – Duro e de textura granulosa, tem sabor marcante. Combina bem com vinhos encorpados e cerveja.


Frios – Também não precisa exagerar na variedade. Melhor investir em dois tipos dos mais nobres. O presunto cru é uma boa escola para compor a tábua de queijos e frios. Dos produtos mais valorizados da charcutaria, é feito com a pata do porco, seguindo um processo de cura e maturação. Outro item bastante usado em tábuas de frios e como petisco é o salame italiano, que também tem sabor bem marcante.


Antepastos, patês e geleias – Complementos essenciais para queijos e frios, aqui você pode caprichar na variedade. Uma ou duas pastas ou patês, dos mais tradicionais, como o de fígado de galinha ou à base de queijo. Clássicos como caponatas de legumes também podem compor bem. Chutneys (de manga, maçã, cebola etc.) idem. No time das geleias, uma opção de frutas vermelhas combina bem com queijos, mas vale também ter uma picante para fazer par com os frios.


Conservas – Azeitonas, palmito e pepino em conserva são ótimas pedidas para uma beliscadinha entre um gole e outro e contribuem com sabores complementares para os itens anteriores. Sem contar que são superpráticos e você pode ter sempre na geladeira. Basta abrir o vidro e arrumar na petisqueira.


Frutas frescas – Elas dão um colorido todo especial à tábua, além de entrarem com o sabor doce que contrasta e complementa os demais ingredientes. Morangos, figos e uvas são ótimas pedidas. Também se pode incluir aqui o tomate-cereja, que é um fruto.


Oleaginosas e frutas secas – Um mix de oleaginosas (amêndoa, castanha-do-pará, castanha de caju, amendoim, entre outras) é indispensável. Entre as frutas secas, o damasco e a uva-passa são as mais indicadas.


Pães e companhia – Eles não podem faltar para fazer par com patês, pastas, antepastos. Procure arrumar um cesto bem variado, com pães do tipo baguete, italiano, integral, de grãos, ciabatta, crostini. Biscoitos e bolachinhas podem ser ótimas alternativas, como o Cracker de Azeite e Gergelim, da chef Paula Rizkallah, que está na seleção de receitas da Mesa Patês, Entradas & Aperitivos.



Uma receitinha que a chef Ela Chris Fischman, líder da Mesa Patês, Antepastos & Aperitivos, adora partilhar é a da torradinha de pão sírio. Basta abrir o pão, separando-o em dois discos, regar com azeite, salpicar sal grosso, orégano ou alecrim e levar ao forno preaquecido a 180°C por alguns minutos para dourar (fique de olho para não deixar queimar).


Ela Chris também sugere eleger alguns vegetais como acompanhamento. Chips de batata, por exemplo, vão superbem com patês, assim como crispy de banana. “Até alface-americana pode servir de base para antepastos”, diz. Palitos de cenoura e pepino crus, arrumados num copinho com sal grosso, também são ótimos para comer com pastas ou dips (molhos mais densos).

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!