Pâte Sucrée
A pâte sucrée é uma das massas que compõem a base da confeitaria francesa. Trata-se de uma massa doce, delicada e crocante, ideal para biscoitos finos e tortas.
Tradicionalmente, a massa sucrée é feita pelo método da cremagem, que mistura primeiramente a manteiga e o açúcar, o que permite que a massa desenvolva um
pouco mais o glúten e possa ser aberta em lâminas mais finas, uma vez que o glúten dará a resistência necessária para que ela não se quebre depois de assada.
É comum ouvir confeiteiros dizerem que a “sucrée é mais delicada”. Na verdade, esse adjetivo não é um elogio, e sim um alerta, pois, se a massa não for
corretamente manuseada, ela pode sair do forno dura como pedra. É necessário descanso, baixa temperatura e cuidado com a espessura.
Hoje em dia, há muitas receitas de sucrés-brisés, que são massas doces que usam o método da sablagem, misturando a farinha com a manteiga para inibir o desenvolvimento do glúten. Nesse caso, o sabor doce é o mesmo, mas a textura é completamente diferente.
Desmancha-se na boca! Só tome cuidado com a abertura, espessura e o manuseio dela depois de assada, para evitar que se quebre.