O que você procura?

MESA FECHADA 01/07/2019 a 07/07/2019

use nas redes sociais

#farofatanamesa

Tá na mesa

Farofa

Crocante e versátil, ela é par ideal para pratos com molho. Puxe a cadeira e delicie-se com curiosidades e sabores desse patrimônio gastronômico nacional

para abrir a mesa faltam para fechar a mesa faltam

Líderes da mesa

Morena Leite

Números da mesa

353
seguidores
4
interaçoes
0
conteúdos
enviados

Receitas

Publicações

4 thoughts on “Farofa

  1. Olá a todos!
    Sejam bem vindos à mesa de Farofa! Reunimos receitas com as mais variadas farinhas e sabores para explorar toda a versatilidade da farofa, que pode ser prato principal, acompanhamento, com molho, sem molho… mas sempre cheia de sabor e crocância!
    Se tiver uma receita gostosa e quiser compartilhar, manda aqui pra gente!

    As receitas de farofa da MESA estão na aba acima das mensagens no link “receitas”e se quiserem ver as demais receitas do site, basta clicar no canto superior esquerdo, no link “receitas”.

Deixe uma resposta

Farofa

Por Tá Na Mesa 

À base de farinha, gordura e diversos complementos, a farofa é presença constante à mesa do brasileiro. Seja como acompanhamento do churrasco de fim de semana, da moqueca ou da feijoada, a receita esbanja versatilidade. Uma delícia acalentada pela memória afetiva de nosso povo.

Motivos não faltam. Ela está fortemente enraizada em nossa cultura miscigenada. Embora possa ser elaborada com inúmeros ingredientes, é a farinha de mandioca que merece status de protagonista nessa receita. Esse subproduto da mandioca já fazia parte da alimentação dos nativos quando os portugueses chegaram por aqui, em 1500. Os indígenas a consumiam como acompanhamento de tudo, de frutas a carnes.

E esse hábito foi adotado pelos portugueses durante o período do ciclo da cana-de-açúcar. Tanto que a farinha ficou conhecida como pão da terra, e era servida durante as refeições no lugar do pão. Ou seja, tinha a função de absorver o caldo que se formava do feijão e dos vegetais no prato – no melhor estilo “chuchar” o pão!

Quer saber mais sobre esse sabor nacional? Na semana entre 1 a 7 de julho, a chef Morena Leite lidera a Mesa de Farofa, que traz histórias, curiosidades, dicas de preparo e um compilado de receitas de dar água na boca. Puxe uma cadeira!

Agenda

01/07 – segunda – A multiplicação da farofa – A diversidade de farinhas e a infinidade de outros ingredientes que podem enriquecer o preparo estão no DNA do prato mais raiz da culinária brasileira / Em vídeo, Morena Leite ensina a fazer a receita de Farofa de Camarão

02/07 – terça – Em vídeo, Morena Leite ensina a fazer a receita de Farofa de Bacalhau com Beterraba

04/07 – quarta – Segredos da farofa nota 10 – Com essas dicas infalíveis, sua receita não vai desandar e você já pode se preparar para receber elogios / Em vídeo Morena Leite ensina a fazer a receita da Farofa de Pirarucu com Banana-da-Terra

05/07 – quinta – Em vídeo, Morena Leite ensina a fazer a receita de Farofa de Abóbora com Carne-Seca

06/07 – sexta – Na despensa – Na dúvida entre qual farinha ou farofa escolher na hora de preparar a receita? Confira a seleção que fizemos de alguns produtos disponíveis no mercado

07/07 – sábado – Em vídeo, Morena Leite ensina a fazer a receita de Farofa de Pipoca com Galinha Caipira

Vídeos