Arroz-Preto Doce com Tâmara em Água de Rosas Arroz-Preto Doce com Tâmara em Água de Rosas
Ícone de favoritar

Arroz-Preto Doce com Tâmara em Água de Rosas

 Médio
  55 minuto(s)
  4 porções

Arroz-Preto Doce com Tâmara em Água de Rosas

 Médio
  55 minuto(s)
  4 porções
Meu pai adora arroz-doce. Sempre que vejo uma receita, eu me lembro dele. Essa é diferente da brasileira, pois usa arroz-preto. O sabor é delicado. Adoramos! - Paula Rizkallah

"Eu era menina quando, na Turquia, provei pela primeira vez água de rosas numa sobremesa leitosa. Fiquei sufocada com a intensidade desse ingrediente. Sempre curiosa para comidas, experimentei outra vez, imaginando se um dia conseguiria gostar daquele sabor. Depois experimentei de novo – e de novo, e de novo. A água de rosas tem esse efeito. Seu aroma concentrado e penetrante, que evoca a serenidade de igrejas ou mesquitas, requer mesmo algum esforço para que nos acostumemos, mas depois nunca mais paramos de desejá-lo. Nessa sobremesa, eu impregno tâmaras doces com o aroma inebriante da água de rosas e as adiciono a um arroz-doce feito com arroz-preto (houve época em que só os imperadores da China tinham o direito de consumir esse arroz de textura). É uma sobremesa espetacular, porque fica de uma cor bordô profunda quando cozida. Para a receita, escolha tâmaras mais firmes, como as da variedade Deglet Noor, porque você não vai querer que elas fiquem pastosas no arroz-doce"- Maria Speck

Ingredientes

1  1/4 de xícara (300 ml)  de água
1/2 xícara (93 g) de arroz-preto
1/4 de xícara (65 g) de tâmara seca picada finamente (aproximadamente 6 tâmaras)
2 tâmaras secas (20 g), em tiras finas
1 colher (sopa) (15 ml) de água de rosas
150 ml de leite integral
150 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) (22 g) de açúcar demerara
1/8 de colher (chá) (1 g) de sal
1 colher (chá) (1 g) de raspas de casca de limão-siciliano
1 pedaço de pau de canela de aproximadamente 2,5 cm (2 g)
1/2 colher (chá) (3 ml) de essência de baunilha

Continua depois da publicidade...

Passo a Passo

1) Coloque a água e o arroz numa panela pequena de fundo grosso e leve para ferver.
2) Abaixe o fogo para manter em fervura branda, tampe e cozinhe até que o arroz esteja macio mas ainda ligeiramente consistente (aproximadamente 30 minutos). Restará alguma água (não a escorra).
3) Enquanto o arroz cozinha, numa tigela pequena, coloque o 1/4 de xícara de tâmara picada e borrife com 2 colheres (chá) de água de rosas.
4) Em outra tigela pequena, coloque as 2 tâmaras cortadas em tiras e borrife com o restante da água de rosas.
5) Mexa as tâmaras em ambas as tigelas e reserve, mexendo mais uma ou duas vezes.
6) Para finalizar, junte ao arroz o leite, o creme de leite, o açúcar, o sal, 1/2 colher (chá) de raspas de limão-siciliano, a canela e a baunilha e volte a ferver em fogo médio-alto, mexendo várias vezes.
7) Abaixe o fogo até borbulhar de leve e cozinhe destampado por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando. A consistência deve ser a de uma sopa cremosa – a mistura engrossará ao esfriar.
8) Retire a panela do fogo, remova o pau de canela e junte as tâmaras picadas e a 1/2 colher (chá) restante de raspas de limão-siciliano.
9) Divida o arroz-doce em pratinhos ou tigelas individuais. guarneça com as tiras de tâmara embebidas em água de rosas e sirva quentinho ou à temperatura ambiente.
10) Se quiser, prepare o arroz-doce 1 dia de antecedência, transfira-o para uma tigela média e deixe esfriar até a temperatura ambiente, mexendo algumas vezes. Tampe e leve ao refrigerador. O arroz continuará a absorver líquido – para deixá-lo mais solto, você poderá precisar acrescentar um pouco de leite gelado ou uma mistura de leite e creme de leite. Guarde as tiras de tâmara embebidas em água de rosas separadamente, cobertas com filme plástico, e guarneça a sobremesa imediatamente antes de servir.

Glossário

Ferver
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!