Bolo de Chocolate Amargo com Amaretto

Bolo de Chocolate Amargo com Amaretto

 Médio
  30 minuto(s)
  1 bolo
"Deliciosamente aveludado, sem ser doce demais, esse escuríssimo e exuberante bolo de chocolate é tão fácil de fazer que você nunca mais sentirá a tentação de comprar pronto. A receita do bolo de chocolate de última hora de Ruth Reichl, publicada em seu livro Garlic and sapphires (2005), inspirou a minha versão de trigo integral. Assegure-se de verificar se o bolo não está pronto alguns minutos antes do esperado – você não vai querer que o palito testador saia completamente seco, porque é justamente a umidade residual o que torna esse bolo uma perdição! Eu gosto de contrastar o sabor intenso dele com uma bolota de crème fraîche, batida apenas ligeiramente e borrifada com Amaretto" - Maria Speck

Ingredientes

6 colheres (sopa) (90 g) de manteiga sem sal
115 g de chocolate amargo, picado grosseiramente
3/4 de xícara (180 ml) de café preparado forte
1/2 colher (chá) (2 g) de pó para café espresso instantâneo
1 xícara (130 g) de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) (2 g) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) (1 g) de sal
1 ovo grande (70 g), à temperatura ambiente
2 colheres (sopa) (30 ml) de licor amaretto
1 colher (chá) (5 ml) de essência de baunilha
2/3 de xícara (117 g) de açúcar demerara
3 colheres (sopa) (27 g) de açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Passo a Passo

1) Coloque a prateleira a meia-altura do forno e preaqueça a 165°C. Unte a fôrma com manteiga ou spray de untar, polvilhe com farinha, vire e dê umas batidinhas no fundo para remover o excesso.
2) Corte a manteiga em 4 a 5 pedaços e, numa panela grande de fundo grosso, misture com o chocolate, o café e o pó para espresso.
3) Leve ao fogo médio-baixo, mexendo frequentemente com colher de pau, até que a manteiga tenha quase derretido (3 a 5 minutos), então retire a panela do fogo e mexa até tudo ficar bem misturado. A mistura terá aparência granulosa. Reserve e deixe esfriar até ficar morno (5 a 10 minutos).
4) Numa tigela média, misture a farinha de trigo integral, o bicarbonato de sódio e o sal.
5) Numa tigela pequena, bata ligeiramente o ovo, acrescente o amaretto e a essência de baunilha e mexa.
6) Após a mistura de chocolate ter amornado, misture o açúcar demerara, depois, a mistura de ovo, mexa bem para misturar completamente. A mistura engrossará um pouco.
7) Usando batedor grande de arame, acrescente ao chocolate a mistura de farinha em 2 etapas, mexendo depois de cada adição até que a farinha fique grosseiramente misturada. Não misture demais.
8) Espalhe a massa uniformemente pela fôrma de pão.
9) Leve ao forno até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, este saia com não mais que algumas migalhas úmidas grudadas (aproximadamente 35 minutos).
10) Coloque a fôrma para esfriar sobre uma grade de metal por aproximadamente 10 minutos.
11) Com uma faquinha afiada, solte as bordas do bolo, desenforme e coloque na grade com o lado correto para cima.
12) Você poderá servir o bolo ainda quentinho ou deixá-lo na grade para esfriar por completo. Imediatamente antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro e, usando faca serrilhada, corte em fatias.
13) O intenso sabor de chocolate desse bolo melhorará ainda mais se ele for assado com algumas horas ou 1 dia de antecedência. Guarde em recipiente hermeticamente fechado, à temperatura ambiente.

Utensílios

Fôrma para bolo inglês de 23 x 13 cm