Chaussons aux Pommes (Folhados de maçã)

Chaussons aux Pommes (Folhados de maçã)

  • Vegetariana
  • Pães, Waffles & Panquecas
Nível 3
Tempo25h0
9 unidades

Chaussons aux Pommes (Folhados de maçã)

por: Claudia Rezende

Nível de dificuldade: Dificinho
Tempo de preparo: 25h0
Rendimento: 9 unidades

Ingredientes

MASSA FOLHADA
9 g de sal
110 ml de água
250 g de farinha de trigo
38 g de manteiga sem sal, em ponto de pomada

BEURRAGE
213 g de manteiga sem sal (84% de gordura), gelada
1/2 xícara (68 g) de farinha de trigo, para polvilhar

RECHEIO
500 g de maçã verde ou Fuji, sem casca, em cubinhos
4 colheres (sopa) (60 g) de manteiga sem sal
1/2 fava de baunilha (3 g) ou 1 colher (chá) (5 ml) de essência de baunilha
100 g açúcar
125 g de geleia de maçã ou de damasco

FINALIZAÇÃO
1 ovo grande (70 g), para pincelar
1/2 colher (chá) (3 ml) de água, para pincelar
1/8 de colher (chá) (1 g) de sal, para pincelar

Passo a passo

MASSA
1) Na tigela da batedeira, dissolva o sal na água, junte a farinha e a manteiga em ponto de pomada e bata na velocidade 1 por 3 a 4 minutos.
2) Retire a massa da tigela, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

BEURRAGE
3) Corte uma folha de papel-manteiga com 45 x 30 cm. Tomando a folha no sentido do comprimento, faça 2 dobras com 15 cm cada uma, à maneira de uma carta, vinque e abra novamente. Depois, no sentido da largura, dobre a folha ao meio, vinque e abra novamente. No mesmo sentido, dobre cada metade ao meio e vinque, de modo que as bordas do papel se encontrem no centro. Abra novamente e perceba que se formou um quadrado vincado no centro do papel.
4) Coloque a manteiga no centro do papel, dobre as 2 abas maiores sobre a manteiga, depois dobre as 2 abas menores de maneira que a manteiga fique presa no quadrado central. Dê algumas batidinhas com o rolo de abrir massa para espalhar um pouco a manteiga dentro do papel e deixá-la um pouco mais maleável, depois passe o rolo para abrir a manteiga numa camada uniforme que ocupe todo o quadrado e leve à geladeira por 2 horas.
5) Passadas as 2 horas, retire a massa da geladeira e a abra numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha até obter um quadrado de 28 cm de lado.
6) Coloque o quadrado de manteiga no centro do quadrado de massa e gire-o 90° no sentido horário. Assim, você terá um quadrado de massa com outro de manteiga por cima, como um diamante. Dobre as pontas da massa sobre a manteiga fazendo com que os vértices do quadrado de massa se encontrem no centro do quadrado de manteiga e feche bem a massa, para que a manteiga não escape no momento de abri-la.
7) Agora, você vai começar uma série de 6 dobras, 2 de cada vez com 2 horas de descanso entre elas.
8) Então, polvilhe ligeiramente a massa com farinha, vire o lado das emendas para baixo e abra com o rolo num único sentido até obter um retângulo de mais ou menos 6 mm de espessura. Posicione o retângulo na bancada com as costuras voltadas para cima e um dos lados maiores virado para você, dobre o terço esquerdo do retângulo sobre o centro, depois dobre o terço direito sobre o esquerdo, alinhando bem as bordas, à maneira uma carta.
9) Mantendo a massa na posição de um livro, abra-a novamente com o rolo, sempre no sentido do comprimento, até obter um retângulo com 6 mm de espessura novamente e repita as dobras na mesma ordem. Polvilhe levemente a bancada e a massa com farinha sempre que necessário para evitar que ela grude na bancada ou no rolo e venha a se rasgar. Depois envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por mais 2 horas.
10) Depois desse tempo, retire a massa da geladeira e repita o processo de abrir no sentido do comprimento, dobrar na mesma ordem, abrir novamente, dobrar novamente, embrulhar e levar à geladeira por mais 2 horas.
11) Depois de mais 2 horas, retire a massa e repita as dobras na mesma ordem e, por fim, leve a massa à geladeira até o dia seguinte.

RECHEIO
12) Numa panela, coloque os cubinhos de maçã, a manteiga, as sementes da fava de baunilha e o açúcar e leve ao fogo por uns 10 minutos.
13) Adicione a geleia e cozinhe até que os pedaços de maçã se desfaçam e se forme um purê pedaçudo.
14) Retire do fogo e deixe esfriar completamente antes de aplicar.

FINALIZAÇÃO
15) No outro dia, abra a massa com um rolo numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha até obter um retângulo com 2 mm de espessura, corte-a com o cortador, recheie cada chausson com 30 g da compota de maçã, pincele as bordas com água e feche, apertando com um garfo para selar bem.
16) Disponha os chaussons em assadeiras forradas com tapete de silicone, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
17) Numa tigelinha, misture bem o ovo, a água e o sal, pincele os chausson com essa mistura e volte à geladeira, descoberto, por mais 1 hora, para secar a camada de ovo.
18) Com um bisturi ou uma gilete, desenhe uma folha ou outra figura com cortes superficiais na massa. Com uma faquinha, faça pequenos piques ao longo da borda dos chaussons para liberar o vapor durante o cozimento.
19) Leve-os para assar em forno preaquecido a 170°C por 20 minutos, girando a assadeira na metade do tempo para obter um dourado uniforme.

Utensílios

Balança de cozinha
Filme plástico
Cortador oval canelado de 18 x 12 cm
Bisturi ou gilete
Tapete de silicone
Pincel macio

Ta na mesa - Muito mais que receitas! www.tanamesa.com


Fotografia: Romulo Fialdini
Nutricionista: Andrea Matarazzo
Produção: Tissy Brauen

Comentários

Deixe uma resposta

Hmmmm você também pode gostar

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.