Cozido de Cordeiro com Grãos de Trigo ao Molho de Vinho Tinto Cozido de Cordeiro com Grãos de Trigo ao Molho de Vinho Tinto
Ícone de favoritar

Cozido de Cordeiro com Grãos de Trigo ao Molho de Vinho Tinto

 Difícil
  2 hora(s) 10 minuto(s)
  6 porções

Cozido de Cordeiro com Grãos de Trigo ao Molho de Vinho Tinto

 Difícil
  2 hora(s) 10 minuto(s)
  6 porções

Ingredientes

GRÃOS DE TRIGO
2 xícaras (480 ml) de água
1 xícara (140 g) de grãos de trigo-mole, deixados de molho de um dia para o outro e escorridos


IOGURTE AO ALHO
1 xícara (160 g) de iogurte grego natural integral
1 dente de alho (3 g), espremido
sal a gosto


COZIDO E FINALIZAÇÃO
800 g de tomate pelado inteiro
1 xícara (240 ml) de vinho tinto seco
3 colheres (sopa) (45 ml) de vinagre balsâmico
1/2 colher (chá) (1 g) de páprica picante
570 g de paleta de cordeiro, limpo, em cubos de 2,5 cm
3 colheres (sopa) (45 ml) de azeite de oliva extravirgem
1  1/2 xícara (195 g) de cebola picada
2 dentes de alho 6 g), fatiados finamente no sentido do comprimento
1 pau de canela de 7-8 cm (3 g)
1 folha de louro (1 g)
1 colher (chá) (4 g) de sal 
2 colheres (sopa) (30 g) de extrato de tomate
450 g de cenoura, em fatias de 6-7 mm de espessura
3/4 de xícara (115 g) de uva-passa escura
1 colher (chá) (3 g) de açúcar mascavo escuro
1/4 de colher (chá) (1 g) e pimenta-do-reino branca moída na hora

Continua depois da publicidade...

Passo a Passo

GRÃOS DE TRIGO
1) Leve a água e os grãos para ferver numa panela média de fundo grosso, abaixe o fogo para manter em fervura branda, tampe e cozinhe até os grãos de trigo ficarem macios, mas ainda ligeiramente consistentes (aproximadamente 45 minutos).
2) Retire a panela do fogo e, se você tiver tempo, tampe e abafe por 10 a 15 minutos, depois escorra e reserve o líquido do cozimento (aproximadamente 1/2 xícara).

IOGURTE AO ALHO
3) Enquanto isso, numa tigela pequena, bata o iogurte com garfo até ficar homogêneo, depois junte o alho e tempere com sal. Mantenha tampado no refrigerador até a hora de servir.

COZIDO E FINALIZAÇÃO
4) Coloque numa tigela grande o tomate com seu suco, o vinho, 2 colheres (sopa) do vinagre e a páprica e, usando colher de pau ou as mãos, amasse delicadamente os tomates e misture tudo.
5) Enxugue com toalhas de papel a carne de cordeiro e tempere-a com sal e pimenta.
6) Numa panela grande de fundo grosso, leve 2 colheres (sopa) do azeite de oliva ao fogo médio-alto até começar a tremer.
7) Em 2 ou 3 porções, uma de cada vez, refogue o cordeiro até dourar de todos os lados, acrescentando o restante do  azeite se a panela secar (aproximadamente 5 minutos para cada porção).
8) Usando escumadeira, transfira o cordeiro para um prato, abaixe o fogo para médio, junte a cebola, o alho, a canela, o louro e 1/4 de colher (chá) de sal e refogue mexendo o tempo todo até a cebola ficar macia (2 a 3 minutos).
9) Junte o extrato de tomate e refogue por 30 segundos, mexendo.
10) Junte a mistura de tomate (pode espirrar!), a carne com o suco que tiver soltado, a cenoura e o restante do sal, raspando o fundo da panela, deixe ferver, depois abaixe o fogo, para manter em fervura branda, e cozinhe por 30 minutos.
11) Junte as passas, os grãos de trigo e quanto for necessário do líquido reservado para apenas cobrir os legumes (as pontas da cenoura vão aparecer).
12) Volte a ferver, depois abaixe o fogo para manter em fervura branda, tampe e cozinhe até os pedaços de cordeiro ficarem macio ao ser espetados com garfo (aproximadamente 40 minutos). Se preferir, ponha mais líquido de cozimento (ou água) para deixar mais ralo.
13) Para finalizar, tempere com o açúcar mascavo e a pimenta, bem como com um borrifo a mais de vinagre balsâmico, prove, acerte o tempero e sirva com colheradas do iogurte ao alho jogadas por cima ou postas ao lado.
14) Se desejar, prepare com antecedência os grãos de trigo. Ou, enquanto reúne os demais ingredientes, cozinhe os grãos de trigo já embebidos do molho. O cozido pode ser preparado com 1 ou 2 dias de antecedência – ele só ficará mais saboroso.
15) Vale a pena procurar grãos de trigo-mole, porque grãos de trigo-duro são mais consistentes e costumam precisar de mais tempo de cozimento. Esse prato também é delicioso quando feito com aproximadamente 2  1/2 xícaras de grãos de espelta ou trigo-branco (kamut) cozidos.

Glossário

Ferver
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!