Frittata de Arroz-Selvagem com Cogumelo e Presunto Cru Crocante Frittata de Arroz-Selvagem com Cogumelo e Presunto Cru Crocante
Ícone de favoritar

Frittata de Arroz-Selvagem com Cogumelo e Presunto Cru Crocante

 Difícil
  30 minuto(s)
  8 porções

Frittata de Arroz-Selvagem com Cogumelo e Presunto Cru Crocante

 Difícil
  30 minuto(s)
  8 porções

"É a frittata que eu faço para o brunch de domingo, quando todo mundo está com fome. Graças à adição de arroz-selvagem (deliciosamente durinho), essa omelete assada sustenta pelo dia inteiro. Três tipos de cogumelo e o queijo parmesão assado a impregnam com um profundo e suculento sabor umami. Mas até um só tipo de cogumelo já dá aroma suficiente. Assegure-se de já cozinhar o arroz enquanto você cuida da mise-en-place (o preparo dos ingredientes, em francês) para a receita"- Maria Speck

Ingredientes

ARROZ-SELVAGEM
3 xícaras (720 ml) de água
1/2 xícara (80 g) de arroz-selvagem


FRITTATA
6 ovos grandes (420 g)
2 colheres (sopa) (6 g) de salsinha picada
1/2 colher (chá) (2 g) de sal 
1/2 colher (chá) (2 g) de pimenta-do-reino branca moída na hora
1/4 de colher (chá) (1 g) de noz-moscada ralada
1 colher (sopa) (15 ml) de azeite de oliva extravirgem
1 xícara (130 g) de cebola-roxa picada em cubos de 6-7 mm
1 colher (sopa) (4 g) de alecrim fresco picado
150 g de cogumelo Crimini, em fatias de 0.5 cm de espessura
150 g de cogumelo-de-paris fresco, em fatias de 0.5 cm de espessura
150 g de shiitake fresco,em fatias de 0.5 cm de espessura
1/2 xícara (18 g) de queijo parmesão ralado
60 g de presunto cru (Parma), picado


Continua depois da publicidade...

Passo a Passo

ARROZ-SELVAGEM
1) Ponha a água e o arroz para ferverem numa panela pequena de fundo grosso, abaixe o fogo para manter em fervura branda, tampe e cozinhe até que os grãos estejam macios, mas ainda al dente (40 a 50 minutos).
2) Retire a panela do fogo e, se tiver tempo, cubra e abafe por 10 a 15 minutos, depois escorra qualquer líquido que restar e reserve para esfriar.

FRITTATA
3) Num forno com grill dourador, coloque a prateleira aproximadamente 10 cm abaixo da fonte de calor do grill e preaqueça-o.
4) Numa tigela grande, usando batedor de arame grande, bata os ovos, a salsinha, 1/4 de colher (chá) de sal, 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino e a noz-moscada e reserve.
5) Numa caçarola de ferro (ou de outro material que depois possa ir ao forno) de 25 cm, leve o azeite de oliva ao fogo médio até o azeite começar a tremer.
6) Junte a cebola, o sal e a pimenta-do-reino restantes e, mexendo, refogue até a cebola ficar macia (aproximadamente 3 minutos).
7) Aumente o fogo para médio-alto e, também mexendo, junte o alecrim e, em seguida, os cogumelos e cozinhe, mexendo frequentemente, até que os cogumelos soltem líquido (3 a 5 minutos).
8) Abaixe o fogo para médio-baixo, junte o arroz-selvagem e mexa para aquecê-lo bem (aproximadamente 1 minuto).
9) Verta a mistura de ovos uniformemente sobre o arroz-selvagem e os cogumelos e cozinhe, com a panela parcialmente coberta, até as bordas se firmarem (aproximadamente 5 minutos).
10) Salpique com o queijo e o presunto cru, coloque a caçarola sob o grill e doure até que a frittata suba, a parte de cima esteja bem dourada e os ovos estejam firmes (2 a 3 minutos).
11) Passe para cima do fogão e deixe descansar por 5 minutos.
12) Normalmente, eu corto a frittata na caçarola. Mas você pode soltar as bordas passando uma espátula de metal em volta e embaixo e depois transferi-la cuidadosamente para uma bandeja.
13) Corte em 6 pedaços e sirva quente.
14) O arroz-selvagem pode ser feito com antecedência. Você também pode usar cogumelos pré-fatiados e procurar variedades de arroz-selvagem de cozimento rápido ou instantâneo, que ficam prontas em 10 minutos ou menos.
15) Para os vegetarianos: não ponha presunto cru e, se você preferir, aumente a quantidade de queijo parmesão para 3/4 de xícara.

Glossário

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!