Gemada de Craig Clairbirne - 1958 Gemada de Craig Clairbirne - 1958
Ícone de favoritar

Gemada de Craig Clairbirne – 1958

 Médio
  30 minuto(s)
  6 porções

Gemada de Craig Clairbirne – 1958

 Médio
  30 minuto(s)
  6 porções
Passei a minha infância inteira ouvindo minha mãe dizer que gemada era coisa de criança muito magra, que precisava ganhar peso. Foi assim com ela. Mas como não era esse o meu caso, nunca experimentei essa sobremesa (ou seria uma bebida?). Minha mãe dizia que era uma delícia, mas depois que vieram os filhos ela nunca mais tomou.

Quando vi esta receita de 1958 no livro da Amanda Hesser, não hesitei em escolhê-la. Afinal, aos 42 anos de idade, já estava mais do que hora de saber que gosto tem a tal gemada. E não é que adorei! Diferentemente do que eu imaginava, essa gemada é leve. Calórica, sim, isso não dá para negar, mas leve como uma mousse. No livro, ela aparece como uma bebida, mas não tem a menor cara disso. Para mim, é sobremesa, leve e refrescante! Se for fazer para as crianças, substitua as bebidas alcoólicas por leite.

Como as quantidade originais da receita eram muito grande, reduzi para 1/4 apenas. O que é mais que o suficiente para servir 6 pessoas.

Ingredientes

3 gemas (51 g)
1/4  de xícara (45 g) de açúcar
3 claras (108 g) de ovo grande
1/4 de xícara (60 ml) de bourbon
1/4 de xícara (60 ml) de conhaque
1/8 de colher (chá) (1 g) de sal
1  1/2 xícara (360 ml) de creme de leite fresco bem gelado
1/8 de colher (chá) (1 g) de noz-moscada ralada

Continua depois da publicidade...

Passo a Passo

1) Na batedeira, batas as gemas com o açúcar até obter um creme espesso amarelo-claro, junte lentamente o bourbon e o conhaque, batendo em velocidade baixa, transfira para uma tigela grande e leve à geladeira por 2 horas.
2) Na batedeira, bata as claras com a pitadinha de sal até ficarem quase duras, ou formarem picos firmes.
3) Em outra vasilha, bata o creme de leite até o ponto de chantilly.
4) Junte delicadamente o creme batido à mistura de gema, depois, aos poucos, vá acrescentando as claras batidas, mexendo com um batedor de arame até a gemada ficar homogênea.
5) Deixe descansar na geladeira por 1 hora.
6) Quanto estiver pronta para servir, polvilhe a noz-moscada ralada sobre a gemada e sirva em copos de ponche ou em taças.

Glossário

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!