O que você procura?

Ovo de Páscoa Guarnecido de Trufas

2h0
1 ovo de 550 g

Ingredientes

2  1/3 xícara (350 g) de chocolate meio amargo
200 g de trufas de chocolate

Passo a passo

1) Forre um tabuleiro com papel-manteiga e reserve.
2) Coloque o chocolate numa tigela, coloque a tigela sobre uma panela com água morna e leve ao fogo baixo, sem deixar a tigela tocar na água e sem deixar a água ferver. É importante que a temperatura do chocolate não ultrapasse os 45°C. Utilize um termômetro culinário para controlar a temperatura.
3) Despeje o chocolate derretido numa superfície de mármore e, movimentando-o continuamente com um raspador, deixe-o chocolate esfriar até atingir 31°C.
4) Nesse ponto, transfira o chocolate para uma tigela e trabalhe rapidamente com ele. Se o chocolate esfriar, você poderá usar um soprador térmico ou levá-lo ao micro-ondas para reaquecer, sempre atentando à temperatura.
5)  Em cada metade da fôrma, despeje chocolate suficiente para cobrir toda a parte interna, faça movimentos circulares com a fôrma de modo a fazer o chocolate escorrer uniformemente, então vire e deixe escorrer o excesso na tigela, depois emborque a fôrma sobre o papel-manteiga e deixe firmar por 1 a 2 minutos à temperatura ambiente.
6) Aplique uma segunda camada de chocolate em cada metade da fôrma seguindo o mesmo processo e deixe firmar na geladeira por 1 a 3 minutos, ou até que essa camada esteja ligeiramente firme.
7) Repita a operação mais uma vez e deixe o chocolate firmar na geladeira por 1 hora, até que esteja bem sólido.
8) Coloque as fôrmas no tabuleiro com o lado aberto para cima e, com uma espátula ou faca de lâmina fina, apare delicadamente as bordas, limpando o contorno.
9) Coloque a ponta da faca cuidadosamente entre a fôrma e o chocolate, desenforme as metades do ovo e leve à geladeira, cuidando para não tocar no chocolate e deixar marcas de dedo.
10) Para montar o ovo, segure uma das metades usando um pedaço de papel absorvente ou de papel-alumínio dobrado em dois e preencha com as trufas.
11) Aplique um pouco de chocolate derretido na borda de ambas as metades do ovo e, segurando-as com o papel-alumínio, sobreponha a metade vazia à metade recheada com as trufas e segure por alguns segundos.
12) Coloque o ovo no tabuleiro e leve à geladeira para firmar bem antes de embrulhar.

Utensílios

Termômetro de uso culinário
Fôrma para ovo de chocolate de 15 por 11 cm
Papel-manteiga

Galeria

Comentários

Deixe uma resposta

Hmmmm você também pode gostar