Pão Krantz de Chocolate Pão Krantz de Chocolate
Ícone de favoritar

Pão Krantz de Chocolate

 Difícil
  2 hora(s) 25 minuto(s)
  2 pães médios

Pão Krantz de Chocolate

 Difícil
  2 hora(s) 25 minuto(s)
  2 pães médios
"Fazer pão krantz não é fácil nem rápido. Você precisa deixar a massa crescer de um dia para o outro e então recheá-la e moldá-la, o que é processo bastante complexo. Mas – e é um enorme mas – duas das nossas testadoras de receitas, Claudine e Alison, garantem que vale muito a pena! (O ponto de exclamação é delas.)
Embora a receita renda dois pães relativamente grandes, não há risco de desperdiçar nada. Esses pães são simplesmente o tipo de coisa à qual todo mundo se atira assim que sai do forno. Eles também se conservam por até 2 dias à temperatura ambiente, se embrulhados em papel-alumínio; e por até 2 semanas, se congeladas.
Para uma alternativa sensacional ao recheio de chocolate, pincele em cada metade da massa 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e depois salpique com 1/2 xícara de açúcar mascavo claro, 1  1/2 colher (sopa) de canela em pó e 1/2 xícara rasa (50 g) de nozes grosseiramente picadas; em seguida, enrole como descrito na versão de chocolate." - Yotam Ottolenghi

Ingredientes

MASSA
4  1/4 xícaras (530 g) de farinha de trigo
1/2 xícara (90 g) de açúcar
2 colheres (chá) (4 g) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) (4 g) de raspas de casca de limão-siciliano
3 ovos caipiras extragrandes (210 g)
1/2 xícara (120 ml) de água
1/4 colher (chá) (1 g) de sal
3/4 de xícara (150 g) de manteiga sem sal, à temperatura ambiente, em cubos de 2 cm
2 colheres (sopa) (18 g) de farinha de trigo, para polvilhar
1 colher (sopa) (15 ml) de óleo de girassol, para untar

RECHEIO DE CHOCOLATE
1/2 de xícara (70 g) de açúcar de confeiteiro
1/3 de xícara (30 g) de cacau em pó da melhor qualidade
130 g de chocolate amargo de boa qualidade derretido
1/2 xícara (100 g) de manteiga sem sal derretida
1 xícara (100 g) de nozes-pecãs grosseiramente picadas
2 colheres (sopa) (22 g) de açúcar

CALDA (SUFICIENTE PARA COBRIR OS 2 PÃES)
2/3 de xícara (160 ml) de água
1  1/2 xícara (270 g) de açúcar

Continua depois da publicidade...

Passo a Passo

1) Para fazer a massa, coloque a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de casca de limão-siciliano numa batedeira que tenha gancho para massa e bata em velocidade baixa por 1 minuto.
2) Acrescente os ovos e a água e, ainda em velocidade baixa, bata por alguns segundos. Aumente a velocidade para média e bata por 3 minutos, até que a massa fique homogênea.
3) Acrescente o sal e comece a adicionar a manteiga, na proporção de alguns cubos de cada vez, misturando até que ela esteja incorporada à massa. Continue batendo por aproximadamente 10 minutos em velocidade média, até que a massa esteja bem lisa, elástica e brilhante.
4) Enquanto bate a massa, você precisará raspar os lados da tigela da batedeira algumas vezes e jogar um pouquinho de farinha nos lados, para que se aproveite toda a massa grudada ali.
5) Coloque a massa numa tigela grande untada com óleo de girassol, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo metade de um dia (e, de preferência, de um dia para o outro).
6) Unte 2 fôrmas de pão com capacidade para 1 kg de massa (23 × 8 cm) com um pouco de óleo de girassol.
7) Forre o fundo de cada fôrma com um pedaço de papel-manteiga.
8) Divida a massa em 2 partes e mantenha metade coberta na geladeira.
9) Faça o recheio misturando o açúcar de confeiteiro, o cacau em pó, o chocolate e a manteiga. Você obterá uma pasta que se pode espalhar.
10) Numa superfície ligeiramente enfarinhada, abra a massa até formar um retângulo de 38 × 28 cm. Corte as bordas para acertá-las e posicione a massa de modo que um dos lados maiores esteja próximo de você.
11) Use espátula para espalhar metade da mistura de chocolate sobre o retângulo, deixando em todos os lados uma borda de 2 cm de espessura.
12) Salpique metade das nozes por cima do chocolate. Em seguida, salpique metade do açúcar.
13) Pincele com um pouco de água a borda do lado maior da massa (38 cm) que esteja oposto a você. Use as duas mãos para enrolar o retângulo como um rocambole, começando do lado maior que esteja mais próximo de você.
14) Pressione para selar o lado umedecido no rocambole e use as duas mãos para acertar o rolo no formato de um charuto grosso e perfeito.
15) Deixe o "charuto" apoiado com a emenda para baixo. Com faca serrilhada, corte aproximadamente 2 cm de ambas as extremidades do rocambole.
16) Use a faca para cortar delicadamente o rolo em dois, no sentido do comprimento, começando por cima e terminando na emenda. Basicamente, você estará dividindo o cilindro em 2 metades compridas e homogêneas, com as camadas de massa e de recheio visíveis ao longo do comprimento de ambas as metades.
17) Com os lados cortados para cima, aperte delicadamente uma das extremidades de cada metade.
18) Em seguida, levante a metade direita por cima da metade esquerda. Repita o processo, mas desta vez levante a metade esquerda por cima da direita, para criar uma trança simples de duas pontas.
19) Aperte, também delicadamente, as outras extremidades para juntá-las, de modo que você agora tenha as 2 metades entrelaçadas, mostrando o recheio por cima.
20) Com cuidado, levante o pão e coloque numa das fôrmas.
21) Cubra a fôrma com um pano úmido e deixe crescer em lugar aquecido por de 1 hora a 1 hora e 30 minutos. A massa crescerá uns 10% a 20%.
22) Repita todo o processo para fazer o segundo pão.
23) Preaqueça o forno a 180°C, assegurando-se de que ele se aqueça por tempo suficiente para estar quente antes que os pão tenham terminado de crescer.
24) Tire os panos e coloque os pães na prateleira do meio do forno.
25) Deixe assar por aproximadamente 30 minutos, até que um palito espetado no meio da massa saia limpinho.
26) Enquanto os pães estão no forno, faça a calda. Numa panela, misture a água e o açúcar, leve ao fogo médio e deixe ferver. Assim que o açúcar se dissolver, tire a calda do fogo e deixe esfriar.
27) Tão logo os pães saiam do forno, esfregue a calda sobre eles (é importante que você use toda a calda).
28) Deixe os pães descansarem até que estejam apenas mornos; então, desenforme.
29) Deixe os pães esfriarem por completo antes de servir.

Glossário

Selar
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!