Pudim de Mandioca (Macaxeira ou Aipim) Pudim de Mandioca (Macaxeira ou Aipim)
Ícone de favoritar

Pudim de Mandioca (Macaxeira ou Aipim)

 Médio
  8 hora(s)
  6 porções

Pudim de Mandioca (Macaxeira ou Aipim)

 Médio
  8 hora(s)
  6 porções
Aparece em diferentes regiões do Brasil como pudim de mandioca, macaxeira ou aipim. Para conseguir um pudim cremoso, é importante cozinhar a mandioca até ficar muito macia. Se quiser deixar o pudim ainda mais saboroso, acrescente pitadas de canela ou outra especiaria, ou raspas de cítricos.

Ingredientes

CARAMELO
1 xícara (180 g) de açúcar

PUDIM
800 g de mandioca crua, com casca
4 litros de água, aproximadamente
1 lata (395 g) de leite condensado
4 ovos grandes (280 g)
1 colher (sopa) (3 g) de raspas de casca de limão Taiti

Continua depois da publicidade...

Passo a Passo

CARAMELO
1) Numa panelinha, coloque o açúcar e leve ao fogo, sem mexer, até formar um caramelo. Segurando pelo cabo, movimente a panela para que o caramelo vá se misturando e derreta de maneira uniforme, sem queimar. O caramelo deve ficar bem dourado – nem claro demais, porque fica muito doce, sem sabor e sem aroma; nem escuro demais, para não amargar.
2) Com cuidado, pois é muito quente, despeje o caramelo na fôrma e, segurando com pano um seco, movimente-a para cobrir totalmente o fundo e a borda.

PUDIM
3) Numa panela grande, cozinhe a mandioca na água por cerca de 1 hora, ou até que esteja bem macia, desmanchando-se. Depois, escorra, elimine qualquer filamento ou parte dura, separe 400 g para esta receita e use o restante para outro fim.
4) Coloque a mandioca, o leite condensado, os ovos e as raspas de limão (se for usar) no liquidificador, bata até obter um creme liso e homogêneo e despeje na fôrma caramelizada.
5) Forre uma assadeira de borda alta com 2 ou 3 folhas de papel-toalha, coloque a fôrma de pudim dentro da assadeira, despeje água fervente na assadeira até metade da altura da fôrma e leve para assar em banho-maria, em forno preaquecido a 160°C, por uns 50 minutos, ou até que a superfície esteja bem dourada e, ao enfiar um palito, ele saia limpo.
6) Retire do forno e do banho-maria, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 6 horas, para firmar.
7) Na hora de desenformar, aqueça ligeiramente a fôrma no queimador do fogão para soltar o pudim e vire-o num prato de borda alta. Para soltar o caramelo que ficou preso à fôrma, junte umas 2 colheres (sopa) de água e leve ao fogo baixo até o caramelo derreter.
8) Dica: esse pudim se conserva bem na geladeira por até 3 dias.

Utensílios

Fôrma de furo central de 21 cm de diâmetro

Glossário

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!