Salada de Frutas no Palito e na Casquinha Salada de Frutas no Palito e na Casquinha
Ícone de favoritar

Salada de Frutas no Palito e na Casquinha

 Fácil
  40 minuto(s)
  6 porções

Salada de Frutas no Palito e na Casquinha

 Fácil
  40 minuto(s)
  6 porções

Ingredientes

1 abacaxi pérola pequeno
6 laranjas-pera maduras
100 g de kiwi
100 g de carambola
1 melão-cantalupo ou Orange maduro
100 g de framboesa fresca (ou morango maduro)
60 g de uva Red Globe
60 g de uva Rubi

Passo a Passo

1) Higienize todas as frutas.
2) Corte o abacaxi ao meio no sentido do comprimento. Cubra uma das metades e reserve na geladeira. Descasque a outra metade, corte em fatias e depois em cubinhos de aproximadamente 0,5 cm, coloque numa tigela, cubra e reserve também na geladeira.
3)Descasque 3 laranjas, remova a pele, corte em cubos de 1 cm, coloque numa tigela, cubra e reserve na geladeira. Extraia o suco das demais laranjas e mantenha numa jarra na geladeira.

4) Descasque e corte os kiwis em cubos, corte as carambolas em fatias de 1 cm, coloque em tigelas separadas, regue cada tigela com 1 colher (sopa) de suco de laranja, misture delicadamente e reserve.

5) Corte o melão ao meio, cubra uma metade e guarde na geladeira. Com um boleador, retire a polpa da outra metade e coloque numa tigela. Se preferir, em vez de bolinhas, faça cubinhos de 1 cm de lado. 

 

<box>Dica 1: Cubinhos menores que 1 cm podem ser difíceis de espetar com o palito na hora da montagem.

Dica 2: Você pode servir tudo em palitos, tudo em casquinhas ou servir uma parte em cada um, conforme os próximos passos. A apresentação fica linda!<fim de box>

 

6) Em palitos: Monte os palitos, inserindo uma fruta de cada vez na sequência que preferir. Sugestão: comece com 1 uva Red Globe, seguida de 1 Rubi, depois 1 cubo de kiwi, 1 de abacaxi, 1 estrela de carambola, 1 bolinha de melão, 1 cubinho de laranja e, por fim, 2 framboesas (ou morangos).

7) Acomode os palitos numa assadeira e regue com o suco de laranja. Isso ajuda a retardar a oxidação e o escurecimento. 

8)Sirva os palitos deitados ou espetados nas metades restantes do abacaxi e do melão.

9) Nas casquinhas de sorvete: Para essa apresentação, o ideal é servir as frutas que soltam menos suco, para que as casquinhas se mantenham crocantes. Próximo ao momento de servir, preencha os cones com as frutas e espete um palitinho de petisco em cada um. Você pode também servir as frutas misturadas numa saladeira com as casquinhas ao lado, para que cada um monte a sua.

Utensílios

Para servir em palitos: 18 palitos de madeira para churrasco
Para servir nos cones: 6 casquinhas artesanais grandes para sorvete + 6 palitos de petisco pequenos de madeira ou bambu

 

Glossário