Sopa de Arroz-Selvagem Doce Sopa de Arroz-Selvagem Doce
Ícone de favoritar

Sopa de Arroz-Selvagem Doce

 Médio
  1 hora(s) 20 minuto(s)
  4 porções

Sopa de Arroz-Selvagem Doce

 Médio
  1 hora(s) 20 minuto(s)
  4 porções
"Uma sopa para o inverno como nunca houve igual – simples, eclética e substanciosa, com uma suficiente pitada picante para mantê-la interessante. O arroz-selvagem é cozido até ficar redondinho num caldo de leite de coco. Cada tigelinha de sopa é coberta com uma coroa de pequeninos e crocantes croûtons de batata-doce torrada na frigideira" - Heide Swanson

Ingredientes

4 colheres (sopa) (60 ml) de óleo de coco
1/2 cebola-roxa (65 g), picada
1 cebola média (160 g), picada
1 dente de alho (3 g), picado
1 xícara (160 g) de arroz-selvagem, lavado
3  1/2 xícaras (840 ml) de água
1 batata-doce (350 g), descascada, em cubinhos
1 colher (chá) (2 g) de gengibre em pó
2 colheres (sopa) (18 g) de açúcar mascavo escuro
1 colher (sopa) 15 ml) de shoyu
450 ml de leite de coco
1/2 xícara (120 ml) de caldo de legumes
1  2/3 colher (sopa) (25 ml) suco de limão Taiti
flor de sal a gosto

Continua depois da publicidade...

Passo a Passo

1) Numa panela funda e pesada, aqueça 1 colher (sopa) de óleo de coco em fogo médio-alto e refogue as cebolas e o alho até a amolecerem.
2) Junte o arroz-selvagem e 3 xícaras de água, mexa bem, abaixe um pouco o fogo e cozinhe com a panela tampada por cerca de 50 minutos, ou até o arroz começar a ficar macio.
3) Enquanto isso, aqueça o óleo de coco restante numa frigideira em fogo médio-alto, junte os cubinhos de batata-doce e umas pitadas de sal, mexa de forma a envolver todos os cubinhos no óleo e cozinhe por alguns minutos, até começarem a dourar.
4) Vire várias vezes após alguns minutos, para que os cubinhos dourem de todos os lados e fiquem bem crocantes. Se a frigideira secar, adicione um pouco mais de óleo.
5) Quando a batata-doce estiver completamente cozida e crocante, tempere com sal, retire os cubinhos com uma escumadeira e deixe secar sobre papel-toalha.
6) Quando o arroz-selvagem estiver macio, junte o gengibre, o açúcar, o shoyu, o leite de coco, a água restante e o caldo de legumes, mexa, abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos para misturar os sabores.
7) Retire do fogo, acrescente o suco de limão, prove o tempero e adicione sal a gosto.
8) Quando for servir, pegue porções bem do fundo da panela, para garantir que todos terão bastante arroz-selvagem em seu prato, e espalhe os croûtons de batata-doce por cima.

Glossário

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!