Hambúrguer

Hambúrguer

 

Por Tá Na Mesa 

Tão popular hoje em dia, o disco de carne moída servido com pão é sinônimo de refeição rápida e prática. Por isso mesmo, o hambúrguer tem a cara do mundo moderno. Mas referências literárias sugerem que sua história teve início na Mongólia do século 13! Claro que não existia moedor naquela época. O jeito de processar a carne era bem singular: os guerreiros bárbaros tinham o hábito de estocá-la entre a sela e o lombo do cavalo. Assim, a carne amaciava enquanto cavalgavam e eles podiam comer os nacos crus mesmo.

Um neto de Gêngis Khan, o grande líder dos mongóis, levou o gosto pela carne moída crua para Moscou, onde os russos criaram o steak tartare com o ingrediente. Mais tarde, provavelmente por volta do século 16, marinheiros de navios de Hamburgo, maior porto da Alemanha naqueles tempos, voltaram para casa, depois de uma passagem por Moscou, com essa receita e ali se iniciou o hábito de fritar e cozinhar os bolinhos.

Já a versão do hambúrguer do jeitinho que o conhecemos hoje ganhou corpo – e o mundo – a partir de meados do século 20. E as responsáveis por essa globalização foram grandes redes de lanchonetes, como o McDonald`s. Junto com a popularização veio a fama de junk (lixo) food – injustificável, na opinião do expert em gastronomia István Wessel. Para ele, o que não é saudável é o “combo” – ou seja, os itens que gravitam em torno do burguer, como batatas fritas, molhos e milk-shakes, lotados de gorduras e aditivos.

E sua posição ganha cada vez mais defensores, especialmente com o crescimento da onda dos hambúrgueres com status gourmet. Quer explorar toda a versatilidade desse curinga em suas refeições? Vem com a gente!

Receitas

Ebooks

Vídeos

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!