Contagem regressiva para a ceia de Natal: as etapas para dar tudo certo!

Contagem regressiva para a ceia de Natal: as etapas para dar tudo certo!

Falta um mês para as festas de fim de ano, mas já é hora de dar a largada para a contagem regressiva da ceia de Natal. Cedo? Imagine. Dono de um dos bufês mais requisitados nessa época do ano em São Paulo, o chef Christian Formon começou a receber consultas de interessados em fazer encomendas já em outubro.

Veja também:

- Confira as dicas da chef Paula Rizkallah para acertar na preparação do peru de Natal

https://www.youtube.com/watch?v=gHGO4TIntbk

Para este ano, Formon diz que a tendência é de ceias menores (ainda não é o momento de aglomerar!), para cerca de seis pessoas. Mas, mesmo nesses casos, planejar e começar a preparar a festa com antecedência é fundamental para evitar atropelos.

Por isso, para ajudar você a se organizar e com a ajuda do chef, preparamos um roteiro com as sugestões do que providenciar em cada etapa até chegar à grande noite de Natal.

Vinte dias antes

Marco zero do planejamento para a contagem regressiva da ceia de Natal. É o momento de você decidir o cardápio. Quantos pratos preparar? Depende do número de pessoas. Pensando num grupo pequeno, de oito a dez convidados, o ideal é ter: quatro opções de aperitivo; duas entradas; dois ou três pratos principais; dois ou três acompanhamentos; frutas frescas e duas sobremesas.

Outra coisa importante nessa etapa é decidir que estilo de ceia você pretende fazer, pois isso ajudará na definição dos pratos que comporão o cardápio. O chef Christian Formon dá algumas sugestões:

Ceia rápida – Essa opção é para quem já está cansado de 2020 e não quer ter muito trabalho. Para o chef, a melhor dica é eleger o tender como a estrela do cardápio. “É superfácil de fazer, basta levar ao forno com uma calda de laranja”, explica ele.

Se preferir incrementar um pouquinho, experimente a receita de Tender da chef Adriana Queiroz, feita com Champagne. Um assado de carne também não requer grande empenho na cozinha. Tem ainda a receita de Frango com Iogurte e Lemon Pepper, da chef Paula Rizkallah, que é muito fácil de preparar.

Contagem regressiva para a ceia de Natal: as etapas para dar tudo certo!

Complete o cardápio com uma salada verde, um arroz com passas e um salpicão. Para a sobremesa, nada mais fácil do que um sorvete com calda quente de chocolate (derreta o chocolate no micro-ondas e misture com creme de leite) ou uma torta-mousse que você pode comprar pronta.

Natal brasileiro de verão – Que tal um pernil com uma farofa suntuosa? “A vantagem é que carne de porco é mais em conta, além de muito saborosa e adequada para as festas dessa época”, afirma Formon.

Na seleção de receitas da Mesa Natal 2020 há duas ótimas opções de farofa: a de abóbora com carne-seca, da chef Morena Leite, e a de dendê com banana e bacon, da chef Val Araújo.

Contagem regressiva para a ceia de Natal: as etapas para dar tudo certo!

 

Seguindo as fortes influências portuguesas, cabe numa ceia brasileira uma receita de bacalhau, que pode ser a versão ao forno da chef Paula Rizkallah.

 

Contagem regressiva para a ceia de Natal: as etapas para dar tudo certo!

Para completar os acompanhamentos, Formon indica uma salada com batata. “Pode ser da doce, que combina muito bem”, sugere. E se tiver crianças, uma massa também é bem-vinda. Quem sabe uma lasanha.

Para a sobremesa, uma torta-mousse de limão e sorvete com calda de frutas vermelhas. “São doces que agradam grandes e pequenos”, garante o chef. E estamos conversados!

Ceia tradicional – Nesse caso, o peru não pode faltar! “Para seguir uma tradição bem brasileira, ele pode ser enfeitado com fios de ovos”, sugere Formon. Quer aprender a fazer? A chef Paula Rizkallah ensina neste vídeo!

 

https://www.youtube.com/watch?v=gBTp9OGRifc

Mas para fazer jus à fama de fartura associada à ceia de Natal, você pode trazer outras proteínas para fazer companhia ao peru. Um pernil de cordeiro assado pode ser boa ideia para variar de sabor. Para quem preferir frutos do mar, um prato com camarão é alternativa interessante.

No time dos representantes dos carboidratos, você pode optar por um arroz, como o de Natal com Nozes, Uva-Passa e Castanha de Caju, da chef Paula Rizkallah, ou uma massa, como o Rondelli al Prosciutto e Spinaci, do chef Roberto Ravioli. Ou ficar com os dois, claro!

*Arroz de Natal com Nozes, Uva-Passa e Castanha de Caju

*Rondelli al Prosciutto e Spinaci

E de sobremesa? Nada mais tradicional do que o famoso bolo tronco ou bûche de Noël (a chef Karen Silva ensina a fazer, corre lá na seção de vídeos da Mesa Natal 2020!). Um tiramisù também pode fazer bonito. “Nesse caso, você pode trocar o biscoito champanhe por panetone, que fica melhor ainda”, sugere o chef Formon.

Receitas para o amigo secreto - “Ah, mas eu também queria algo para uma reunião mais informal, tipo um amigo secreto”. Também temos sugestão de cardápio! “Penso que essa ocasião pede um arranjo mais prático e descontraído”, diz Formon.

Ele sugere montar uma mesa fria, com saladas, patês, antepastos, frios, queijos (cheque as sugestões na seção de Receitas da Mesa! Quer mais ideias? Confira nossa Mesa Patês, Entradas & Antepastos ou a Mesa Tapas). “Essas comidinhas sustentam bem, e você pode complementar apenas com um prato quente, que pode ser uma massa ou um risoto”, explica.

Duas opções de sobremesa são suficientes. “Sugiro uma torta de chocolate, que todo mundo gosta, e um sorvete acompanhado de torta de maçã ou calda quente”, afirma.

#ficaadica: Agora que você tem todas as dicas do chef Christian Formon, corra lá na seção de Receitas da Mesa Natal 2020 e monte o seu cardápio.

Quinze dias antes

Com o cardápio fechado, você poderá organizar as compras. Quanto antes comprar, melhor, pois dá tempo de pesquisar preços e encontrar as melhores ofertas. Comece pelos itens que têm data de validade mais longa, como azeite, frutas secas, castanhas, farinha e outros não perecíveis.

“Como é congelado, você também já pode comprar o peru e deixar no freezer. Pode fazer o mesmo com o tender”, sugere Formon.

As bebidas também já podem ser incluídas nessa lista de compras com antecedência. Confira também se tem todos os utensílios de que irá precisar, incluindo aqueles que irão à mesa. Se precisa comprar alguma coisa para complementar seu arsenal dê uma passadinha no blog Tá na Mesa indica: objetos e utensílios para incrementar seu Natal.

Cinco dias antes

Você já pode colocar as bebidas para gelar. Outra providência importante é garantir um bom estoque de gelo. Você pode comprar pronto. Ou fazer em casa mesmo.

A vantagem de fazer em casa é que você pode saborizar o gelo. Coloque uma folhinha de hortelã em cada cavidade da fôrma, encha de água e leve ao congelador. Quando a pedrinha estiver formada, retire e vá armazenando em sacos plásticos para freezer. Assim, fazendo um pouco de gelo a cada dia, você chegará ao Natal com um bom estoque.

Quatro dias antes

É hora de tirar o peru ou o chester do freezer para descongelar na geladeira. Ou começar a dessalgar o bacalhau.

Dois dias antes

Momento de comprar os itens perecíveis, como frutas, verduras e legumes. Inclua aí também as ervas para temperar seus pratos.

Falando nisso, com as aves descongeladas, é o momento de temperá-las do seu jeito ou segundo a receita que você escolheu.

Um dia antes (dia 23)

Você já pode adiantar alguns preparos. “O tender e o prato de bacalhau podem ser preparados com essa antecedência”, indica Formon. “Até a farofa, se não tiver itens frescos ou crus, como frutas, pode ser feita antes do dia de servir. Ela resiste bem na geladeira por uns dois dias”.

Também entram nessa lista de itens que podem ser feitos com antecedência, os antepastos, os molhos para salada, as massas e as sobremesas. Prepare o seu salpicão, ele fica ainda mais gostoso se feito de véspera.

Adiante o preparo das saladas, higienizando e fracionando os ingredientes que serão utilizados. Veja também o que você já pode deixar pré-cozido. Faça isso também com os ingredientes que entrarão no preparo das aves.

Dia 24

Comece o dia preparando os pratos que podem ser aquecidos na hora de servir, como o arroz, por exemplo.

Se você incluiu peru (ou chester) no cardápio, é agora que ele vai para o forno. Para calcular o tempo de cocção e saber quando dar início ao processo para que a ave fique pronta próximo da hora de ser levada à mesa é preciso observar seu peso seguindo esta tabelinha:















Tamanho do peru Tempo de cocção
Até 3 kg 50 minutos por kg
De 4 a 7 kg 40 minutos por kg

 

Para não colocar todo o trabalho a perder, não vá esquecer a ave no forno até se completar o tempo estimado de cozimento. É preciso monitorar, e isso inclui regá-la de vez em quando.

Quando estiver regando, se você dispuser de um termômetro culinário, verifique a temperatura interna da ave: ela estará pronta quando atingir 74°C. Mas, se não tiver um desses em casa, observe os sinais que indicam que ele está assado: com o peru ainda quente, aperte o peito e as coxas e perceba se o líquido que sai é transparente. Outra forma de conferir o ponto de cocção é verificar se a carne começa a se descolar do osso da coxa.

Nem sempre aquele termômetro que já vem espetado na ave é confiável. “Já vi muita gente tirar o peru do forno porque o termômetro levantou e perceber que a ave ainda não estava assada”, observa a chef Paula Rizkallah.

Enquanto o peru assa, finalize as demais receitas, separe os aperitivos e deixe a postos todos os itens para arrumar a mesa.

E pronto, agora basta montar a mesa e se preparar para a festa!

 

 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!