Crepes perfeitos: dez dicas para acertar a mão nessa receita

Crepes perfeitos: dez dicas para acertar a mão nessa receita

Seu sonho de consumo é fazer crepes perfeitos? Sem problemas! A chef Ana Federici entrega as dez dicas que ela usa em casa para acertar a mão nessa receita. É só seguir direitinho e se preparar para receber os elogios. Vamos a elas!


Veja também:

- A chef Silvana Oliveira ensina a preparar crepes perfeitos com creme pâtissière e ganache de chocolate


1. Ingredientes para crepe


Os ingredientes-chave são poucos e bem simples: farinha, ovos, leite, manteiga. O segredo aqui é buscar sempre os mais frescos, de boa origem, primar pela qualidade dos insumos! Com isso, você parte de uma base que fará toda a diferença. Também é importante seguir direitinho os passos da receita ao misturar os ingredientes. Confira este vídeo do nosso canal do YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=mCUhr9Isu4o

2. Descanso


Depois de misturar os ingredientes, deixe a massa descansar por 30 minutos. É o tempo necessário para que o glúten relaxe e o ar incorporado à mistura seja liberado. Esse descanso não é crucial, mas o ajudará a obter uma massa com textura mais delicada.

3. Quantidade


 Numa bela travessa de crepes perfeitos, o ideal é que todos exibam o mesmo diâmetro e espessura. Para conseguir esse resultado, o truque é usar uma medida padrão para a quantidade de massa colocada na crepeira. Para obter um crepe de tamanho padrão (20 cm), costuma-se usar de 30 ml a 40 ml de massa.

4. Crepeira – Sim, usar a panela correta é fundamental: a crepeira! Esse utensílio tem bordas baixas (ou nenhuma borda), o que torna muito mais fácil a tarefa de virar o crepe. O tamanho mais usado é o de 20 cm.


5. Gordura – Antes de colocar a massa, lembre-se de untar a crepeira. Assim, seu crepe não gruda e fica mais fácil virá-lo. Que gordura usar? “Manteiga é sempre a minha escolhida, afinal, eles vieram da França, né?!”, diz a chef Ana.


6. Temperatura – Fique atento a esse detalhe. Se o fogo estiver muito alto, você não conseguirá espalhar a massa corretamente na superfície da crepeira. Então, ajuste a temperatura.


7. Movimento – Saber espalhar a massa por igual na superfície é outro segredo essencial. Faça movimentos suaves e precisos com a mão para permitir que a massa gire e cubra toda a superfície da crepeira. Usar um rodinho próprio para isso também pode ajudar. Assistir a alguns vídeos de cozinheiros fazendo crepes pode ajudá-lo a pegar o jeito! Ana indica o vídeo de um dos mestres no assunto, o chef Erick Jacquin. Confira:


https://www.youtube.com/watch?v=NKIKsDNI2RU

8. Escorredor – Esse é um truque ótimo: coloque os crepes prontos sobre um escorredor invertido e cubra com um pedaço de papel-alumínio enquanto prepara os demais. Os furos do escorredor permitem que a umidade saia e os crepes novos ajudam a manter os anteriores aquecidos.

9.Criatividade – A massa do crepe é uma base-curinga. Você pode usar e abusar da criatividade para preparar os mais diversos sabores doces e salgados que ela abraçará democrática e deliciosamente!


10. Aproveite – Com tudo pronto, vem a parte mais gostosa: saboreie seus crepes perfeitos com tranquilidade e aproveite!


 

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!