Pitadas de história

Pitadas de história

“Desde os primórdios até hoje em dia”, como diriam os Titãs, a sopa acompanha a saga do homem sobre a Terra e diz muito sobre nossa cultura alimentar. Nessa trajetória, não faltam curiosidades. Vejamos algumas!

  • Na Antiguidade, entre os séculos 8 a.C e 5 d.C, os romanos eram conhecidos como “papas-sopa”. Isso porque a base de sua alimentação era a puls, uma papa a base de cereais (como o trigo e a espelta). Algumas variações da receita incluíam outros ingredientes, como fava, queijo, mel e gema de ovo.

  • Na Idade Média (período entre os séculos 5 e 15), a sopa era um alimento simples e popular, provavelmente derivado do cozimento de carnes e legumes, aproveitando os caldos suculentos e as sobras. Mas, as pesquisas, também encontraram receitas de seu preparo em livros de culinária destinados a camadas abastadas da população.

  • Ainda nesse período histórico, a sopa tinha papel importante ã mesa dos judeus. Conhecida como hamin ou adafina (coisa quente), ela era a principal refeição do sabá, que celebra o sábado como dia de descanso. Seu preparo incluis legumes secos (grão-de-boco) e frescos (couve, alho poró, chicória, espinafre), ovos cozidos, carne (vaca, carneiro, pato), cebolas e especiarias (açafrão, cominho), pimenta e sal.

  • Entre os séculos 16 e 18, se consolida a forma clássica do serviço à francesa, que subdivide a refeição em etapas: entrada, prato principal e sobremesa. Nessa configuração, sopas e caldos brilham como entradas.


Fonte: “História da Alimentação”, sob a direção de Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari, editora Estação Liberdade; artigo “Roma; a história dos alimentos consumidos no império romano”, de Mauricio Barufaldi.

Para ver a receita do Hrisseh clique na foto abaixo


 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!