O que você procura?

Emmanuel Bassoleil

145 seguidores

25 publicações

Redes Sociais

Sobre

Nascido na cidade de Dijon, na Borgonha, França, Emmanuel Bassoleil acumula 42 anos de carreira como chef, 32 dos quais vividos no Brasil. Aportou por aqui depois de ter dado duas voltas ao mundo, aventura que durou três anos, período rico em aprendizado na convivência com renomados chefs. Na capital paulista, ganhou fama pelo trabalho à frente do extinto restaurante Roanne e, desde 2002, é o chef executivo e responsável pela gastronomia do Hotel Unique e do Skye Restaurante & Bar, lá instalado.

Em sua trajetória, acumulou importantes honrarias. Em 1993 e novamente em 2001, foi homenageado com o prêmio de Melhor Chef do Ano. Em 1998, foi condecorado com a Ordem da Academia Culinária da França, tendo sido o primeiro chef no Brasil a receber tal distinção. Em 2002, recebeu a Comenda do Mérito Profissional em Gastronomia, oferecida pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História; além dos prêmios Top of Business e Food Service Nutri News, pelo Projeto Gastronômico Bassoleil. Em 2004, foi reverenciado com o título de Personalidade da Gastronomia, conferido pela revista Prazeres da Mesa.

Já foi tema de três livros: Uma cozinha sem chef (DBA Editora, 1994), Os sabores da Borgonha (Senac, 2007) e Vive la cuisine – os chefs que mudaram a gastronomia no Brasil (Boccato Editores, 2015), este último ao lado dos amigos Claude Troisgros e Laurent Suaudeau. Foi o primeiro chef a lançar um aplicativo digital grátis, pela Apple Store, em 2011, o livro de receitas Emmanuel Bassoleil by numbers. Também marca presença em programas de gastronomia: está na segunda temporada de Um Dia de Chef, comandado por ele no canal Food Network, da Discovery Communications, e participa como jurado do Top Chef Brasil, na TV Record.

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.