O que você procura?

MESA FECHADA 26/08/2019 a 01/09/2019

use nas redes sociais

#docesbrasileirostanamesa

Tá na mesa

Doces Brasileiros

Bolo de rolo, paçoca, quindim… tentações açucaradas que são fáceis de fazer e contam muito sobre nossa cultura culinária. Puxe uma cadeira e delicie-se!

para abrir a mesa faltam para fechar a mesa faltam

Líderes da mesa

Mariana Dias

Números da mesa

555
seguidores
6
interaçoes
0
conteúdos
enviados

Receitas

Cartola

por Mariana Dias

Cocada

por Mariana Dias

Goiabada

por Mariana Dias

Quindim

por Mariana Dias

Brigadeiro

por Paula Rizkallah

Brigadeiro

por Isabella Suplicy

Publicações

6 thoughts on “Doces Brasileiros

    1. Oi Luís , tudo bem ?! O ideal é pesar a massa , e dividir pelo número de fôrmas que usará, assim terá sempre a mesma espessura de camadas , e usando uma espátula você espalha a massa até completar o espaço todinho . ?

  1. Olá! Queremos dar as boas vindas a todos nesta doce e cheia de brasilidade!
    Clicando na aba “receitas” acima destas publicações, vocês terão acesso a todas as receitas da Chef Mariana Dias e uma seleção de receitas do Tá na Mesa!
    Para acesso a todas as receitas do site, no canto superior esquerdo da página, basta clicar no link “receitas”. Além da busca por nome, é possível filtrar por categorias e dietas! Aproveitem!!!

Deixe uma resposta

Doces Brasileiros

Em um delicioso capítulo do livro Magia da Cozinha Brasileira Para Deuses e Mortais (editora Primor), o crítico literário, diplomata e enciclopedista Antônio Houaiss passa em revista a tradição culinária do país nessa seara. “O traço histórico mais geral de nossa doçaria é o de que ela é, no fundamental, portuguesa, com fortes influências europeias outras”, escreve ele. Outra caraterística que Houaiss ressalta é o fato de que “a geografia doceira do Brasil” tem uma relação direta com a oferta local de frutas e outros ingredientes – o que permite um leque riquíssimo de sabores açucarados, com características próprias para cada uma das regiões do país.

Compotas, por exemplo, tem de manga, mangaba, figo, laranja, abóbora, caju, jaca mole ou jaca dura … e o que mais a imaginação e o mercado próximo a sua casa oferecer de ingrediente fresquinho. Para demonstrar toda essa variedade na seleção de receitas dessa Mesa de Doces Brasileiros, convocamos a chef Mariana Dias, uma pesquisadora apaixonada desse tema.

Mariana procurou reunir nesta mesa doces de todas as regiões brasileiras. Do Norte tem geleias cheias de personalidade como a de cupuaçu e a de bacuri. Do Nordeste, o bolo de rolo e o pudim de tapioca dizem presente. O Sudeste comparece com a paçoca e o pé de moleque… E assim por diante. Além dessas e de outras receitas, na semana de 26 de agosto a 1 de setembro, a mesa de Doces Brasileiros traz muitas dicas e curiosidades. Puxe uma cadeira!

Agenda

Fique ligado em nossa plataforma que, durante toda semana, teremos conteúdo fresquinho para você!

26/08 – segunda-feira – Em vídeo, Mariana Dias ensina a fazer a receita de Bolo de rolo
27/08 – terça-feira – Doces bárbaros / Em vídeo, Mariana Dias ensina a fazer a receita de Quindim
28/08 – quarta-feira – Em vídeo, Mariana Dias ensina a fazer a receita de Bolinho de estudante
30/08 – sexta-feira – Para comer rezando

 

 

Vídeos

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Nós não compartilhamos seus dados pessoais com ninguém.