O que você procura?

MESA FECHADA 24/06/2019 a 30/06/2019

use nas redes sociais

#hamburguer

Tá na mesa

Hambúrguer

Sinônimo de comida rápida, o hambúrguer pode, sim, ser uma refeição saudável e deliciosa. Vem ver como com o expert István Wessel. Puxe sua cadeira!

para abrir a mesa faltam para fechar a mesa faltam

Líderes da mesa

Istvan Wessel

Números da mesa

704
seguidores
0
interaçoes
0
conteúdos
enviados

Receitas

Hambúrguer

por Paula Rizkallah

Publicações

Deixe uma resposta

Hambúrguer

Four hamburgers cooking on a barbeque grill, one in the process of being turned over by a spatula.

Por Tá Na Mesa 

Tão popular hoje em dia, o disco de carne moída servido com pão é sinônimo de refeição rápida e prática. Por isso mesmo, o hambúrguer tem a cara do mundo moderno. Mas referências literárias sugerem que sua história teve início na Mongólia do século 13! Claro que não existia moedor naquela época. O jeito de processar a carne era bem singular: os guerreiros bárbaros tinham o hábito de estocá-la entre a sela e o lombo do cavalo. Assim, a carne amaciava enquanto cavalgavam e eles podiam comer os nacos crus mesmo.

Um neto de Gêngis Khan, o grande líder dos mongóis, levou o gosto pela carne moída crua para Moscou, onde os russos criaram o steak tartare com o ingrediente. Mais tarde, provavelmente por volta do século 16, marinheiros de navios de Hamburgo, maior porto da Alemanha naqueles tempos, voltaram para casa, depois de uma passagem por Moscou, com essa receita e ali se iniciou o hábito de fritar e cozinhar os bolinhos.

Já a versão do hambúrguer do jeitinho que o conhecemos hoje ganhou corpo – e o mundo – a partir de meados do século 20. E as responsáveis por essa globalização foram grandes redes de lanchonetes, como o McDonald`s. Junto com a popularização veio a fama de junk (lixo) food – injustificável, na opinião do expert em gastronomia István Wessel. Para ele, o que não é saudável é o “combo” – ou seja, os itens que gravitam em torno do burguer, como batatas fritas, molhos e milk-shakes, lotados de gorduras e aditivos.

E sua posição ganha cada vez mais defensores, especialmente com o crescimento da onda dos hambúrgueres com status gourmet. Quer explorar toda a versatilidade desse curinga em suas refeições? Vem com a gente: na semana de 24 a 30 de junho, Wessel compartilha saborosas receitas, muitas dicas e curiosidades sobre o sanduba mais popular do planeta. Puxe sua cadeira e se delicie!

Vídeos

Agenda

Fique ligado em nossa plataforma que, durante toda semana, teremos conteúdo fresquinho para você!

24/06 – Segunda – Hambúrguer para iniciantes – Quer moldar hambúrguer artesanais em casa, mas não sabe por onde começar? Mostramos aqui todas as dicas para você dominar essa arte. / Em vídeo, Wessel ensina a receita do hambúrguer PEITO DE BOI COM BLUE CHEESE / Stories modelador

25/06 – Terça – STORIES DE RECEITAS DE MOLHOS E ACOMPANHAMENTOS COM “ENQUETE”

26/06 – Quarta – Burgueres gourmets – A onda das hamburguerias artesanais e a nova legião de fãs revitalizaram o status da estrela do fast-food / Em vídeo, Wessel dá dicas de como usar o processador para moer a carne do hambúrguer

27/06 – Quinta – Parece carne, mas não é! – A tendência dos hambúrgueres vegetais começou nos EUA e está chegando por aqui

29/06 – Sábado – Em vídeo, Wessel ensina a receita do Hambúrguer de Acém com Pimentão Vermelho e Guacamole