O que você procura?

MESA FECHADA 30/09/2019 a 06/10/2019

use nas redes sociais

#risotostanamesa

Tá na mesa

Risotos – Especial 20 anos

Tudo o que você queria saber sobre! Vamos falar de técnica, ingredientes, receitas, dicas e utensílios para arrasar nesse prato. Puxe uma cadeira!

 

para abrir a mesa faltam para fechar a mesa faltam

Líderes da mesa

Paula Rizkallah

Números da mesa

646
seguidores
2
interaçoes
0
conteúdos
enviados

Receitas

Publicações

2 thoughts on “Risotos – Especial 20 anos

  1. É com muito prazer que damos as boas vindas a todos nesta mesa que inaugura a série de comemorações dos 20 anos do Atelier Gourmand!!!
    Este foi um dos temas bastante abordados nas atividades do Atelier, o que ajudou a democratizar esta receita italiana tão especial!
    Clicando na aba “receitas” acima destas publicações, vocês terão acesso a todas as receitas de risotos da Chef Paula Rizkallah e uma seleção de receitas do Tá na Mesa!
    Para acesso a todas as receitas do site, no canto superior esquerdo da página, basta clicar no link “receitas”. Além da busca por nome, é possível filtrar por categorias e dietas! Aproveitem!!!

Deixe uma resposta

Risotos – Especial 20 anos

Essa delícia nasceu no norte da Itália, nas regiões da Lombardia e do Piemonte, depois da Idade Média, por volta de 1 400 a 1 500. Mas só aportou em terras brasileiras muito tempo depois. Primeiro, como um fake risoto, nascido da junção de ingredientes locais com os hábitos culinários dos imigrantes italianos que começaram a chegar por aqui em meados do século 19. Por muito tempo, esse risoto que se popularizou por aqui era conhecido também como “arroz de forno”.

O vero risoto, entretanto, demorou muito mais a chegar. Como destaca o jornalista J. A. Dias Lopes, no livro Arroz! Assim cozinha a humanidade (editora Melhoramentos), a “receita puro-sangue” só foi introduzido em São Paulo oficialmente nos anos 1990, pelo restaurante Fasano, comandado pela família de mesmo nome, que veio da região da Lombardia. “O Fasano ensinou ao Brasil o risotto com o arroz autêntico e usou sua verdadeira técnica de preparo, de modo a torná-lo pastoso e com a consistência all’onda, cremosa e nunca fluida como uma sopa”, escreve Lopes.

O jornalista lembra que “o lombardo Luciano Boseggia, na época chef do Fasano, ganhou o apelido de Rei do Risotto, tamanho o sucesso do prato”. Um sucesso que continua até hoje. E, o melhor, com a oferta de ingredientes apropriados no mercado, nem precisa ir a um restaurante cinco estrelas para saborear um risoto supimpa. Dá para fazer isso em casa mesmo.

E é aqui que entra esta Mesa de Risotos, que acontece de 30 de setembro a 6 de outubro, sob a liderança de Paula Rizkallah. Daremos todas as dicas para você dominar a arte do risoto irresistível. “É preciso seguir um roteiro no preparo desse prato. Uma vez incorporado isso, você vai poder criar o risoto que quiser”, diz Paula.

E tem mais uma coisa de especial nesta mesa. Ela marca a estreia de uma série de mesas comemorativas dos 20 anos do Atelier Gourmand, escola que inovou em oferecer aulas interativas de gastronomia em São Paulo – e teve como desdobramento o Tá Na Mesa. Pelo Atelier passaram chefs renomados como Emmanuel Bassoleil, Alex Atala, Carla Pernambuco, Erick Jacquin, Rodrigo Oliveira, Roberto Ravioli, Bel Coelho, Leila Kuczynski e Roberta Sudbrack, entre muitos outros.

As aulas interativas do Atelier Gourmand funcionavam como um ponto de encontro entre esses chefs e os entusiastas da gastronomia – assim como hoje faz o Tá Na Mesa, agora virtualmente. Nelas, muita gente ampliou seus conhecimentos sobre inúmeros temas culinários. Risoto era um deles e mereceu inúmeras e concorridas aulas.

Então, está combinado: puxe uma cadeira e confira esta mesa!

Líder da Mesa

Paula Rizkallah

Colaboradores

Iracy Paulina

Agenda

Fique ligado em nossa plataforma que, durante toda semana, teremos conteúdo fresquinho para você!

30/09 – segunda-feira – Risoto de chef em casa / Em dois vídeos, Paula Rizkallah fala sobre os principais tipos de arroz usados para fazer risoto e os segredos para preparar essa receita
01/10 – terça-feira – A origem do risoto / Em dois vídeos, Paula Rizkallah dá dicas sobre finalização do risoto e ensina a fazer a receita de Risoto alla Milanese
02/10 – quarta-feira –  Em dois vídeos, Paula Rizkallah dá dicas sobre alcachofra e ensina o passo a passo da receita de Risoto de Alcachofra
03/10 – quinta-feira – O poder dos caldos / Em vídeo, Paula Rizkallah ensina o segredo para ter sempre alho e cebola picadinhos prontos para ir para a panela
04/10 – sexta-feira – Risotos imperdíveis / Em vídeo, Paula Rizkallah dá dicas sobre cogumelos
05/10 – sábado – Em vídeo, Paula Rizkallah ensina a fazer a receita do Risoto Dean & Deluca
06/10 – domingo – Em vídeo, Paula Rizkallah dá dicas sobre alho-poró

Vídeos

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.