MESA FECHADA 30/09/2019 a 06/10/2019
use nas redes sociais
#risotostanamesa
Tá na mesa
Risotos - Especial 20 anos
Tudo o que você queria saber sobre! Vamos falar de técnica, ingredientes, receitas, dicas e utensílios para arrasar nesse prato. Puxe uma cadeira!
Receitas
Risotos – Especial 20 anos
Essa delícia nasceu no norte da Itália, nas regiões da Lombardia e do Piemonte, depois da Idade Média, por volta de 1 400 a 1 500. Mas só aportou em terras brasileiras muito tempo depois. Primeiro, como um fake risoto, nascido da junção de ingredientes locais com os hábitos culinários dos imigrantes italianos que começaram a chegar por aqui em meados do século 19. Por muito tempo, esse risoto que se popularizou por aqui era conhecido também como “arroz de forno”.O vero risoto, entretanto, demorou muito mais a chegar. Como destaca o jornalista J. A. Dias Lopes, no livro Arroz! Assim cozinha a humanidade (editora Melhoramentos), a “receita puro-sangue” só foi introduzido em São Paulo oficialmente nos anos 1990, pelo restaurante Fasano, comandado pela família de mesmo nome, que veio da região da Lombardia. “O Fasano ensinou ao Brasil o risotto com o arroz autêntico e usou sua verdadeira técnica de preparo, de modo a torná-lo pastoso e com a consistência all’onda, cremosa e nunca fluida como uma sopa”, escreve Lopes.
O jornalista lembra que “o lombardo Luciano Boseggia, na época chef do Fasano, ganhou o apelido de Rei do Risotto, tamanho o sucesso do prato”. Um sucesso que continua até hoje. E, o melhor, com a oferta de ingredientes apropriados no mercado, nem precisa ir a um restaurante cinco estrelas para saborear um risoto supimpa. Dá para fazer isso em casa mesmo.
E é aqui que entra esta Mesa de Risotos, que acontece de 30 de setembro a 6 de outubro, sob a liderança de Paula Rizkallah. Daremos todas as dicas para você dominar a arte do risoto irresistível. “É preciso seguir um roteiro no preparo desse prato. Uma vez incorporado isso, você vai poder criar o risoto que quiser”, diz Paula.
E tem mais uma coisa de especial nesta mesa. Ela marca a estreia de uma série de mesas comemorativas dos 20 anos do Atelier Gourmand, escola que inovou em oferecer aulas interativas de gastronomia em São Paulo – e teve como desdobramento o Tá Na Mesa. Pelo Atelier passaram chefs renomados como Emmanuel Bassoleil, Alex Atala, Carla Pernambuco, Erick Jacquin, Rodrigo Oliveira, Roberto Ravioli, Bel Coelho, Leila Kuczynski e Roberta Sudbrack, entre muitos outros.
As aulas interativas do Atelier Gourmand funcionavam como um ponto de encontro entre esses chefs e os entusiastas da gastronomia – assim como hoje faz o Tá Na Mesa, agora virtualmente. Nelas, muita gente ampliou seus conhecimentos sobre inúmeros temas culinários. Risoto era um deles e mereceu inúmeras e concorridas aulas.
Então, está combinado: puxe uma cadeira e confira esta mesa!
Líder da mesa
Colaboradores

Fique ligado em nossa plataforma que, durante toda semana, teremos conteúdo fresquinho para você!
30/09 – segunda-feira – Risoto de chef em casa / Em dois vídeos, Paula Rizkallah fala sobre os principais tipos de arroz usados para fazer risoto e os segredos para preparar essa receita
01/10 – terça-feira – A origem do risoto / Em dois vídeos, Paula Rizkallah dá dicas sobre finalização do risoto e ensina a fazer a receita de Risoto alla Milanese
02/10 – quarta-feira – Em dois vídeos, Paula Rizkallah dá dicas sobre alcachofra e ensina o passo a passo da receita de Risoto de Alcachofra
03/10 – quinta-feira – O poder dos caldos / Em vídeo, Paula Rizkallah ensina o segredo para ter sempre alho e cebola picadinhos prontos para ir para a panela
04/10 – sexta-feira – Risotos imperdíveis / Em vídeo, Paula Rizkallah dá dicas sobre cogumelos
05/10 – sábado – Em vídeo, Paula Rizkallah ensina a fazer a receita do Risoto Dean & Deluca
06/10 – domingo – Em vídeo, Paula Rizkallah dá dicas sobre alho-poró