O que você procura?

Quiche de Marmelada e Queijo Gorgonzola

Nível 3
2h0
8 porções

Ingredientes

MASSA                                                                                                                                                                                                                                                          2  1/4 xícaras (300 g) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) (2 g) de sal
160 g de manteiga sem sal, gelada, em cubos de 1 cm
4  2/3 colheres (sopa) (70 ml) de água gelada
1 colher (sopa) (15 ml) de óleo de canola, para untar 

RECHEIO E MONTAGEM
1 abóbora paulista média (700 g), sem casca, cortada em cubos de 2 cm
1  1/2 colher (sopa) (23 ml) de azeite de oliva extravirgem
1  1/2 xícara (225 g) de queijo Gorgonzola em pedaços
1/3 xícara (90 g) de marmelada em cubos de 1 cm
3 ovos grandes (210 g)
2/3 xícara (240 g) de creme de leite de lata
1/2 xícara (120 ml) de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Passo a passo

MASSA
1) Coloque a farinha, o sal e a manteiga numa tigela e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa fina. Manuseie a massa o mínimo possível, para que a manteiga não derreta. Se quiser, use o processador de alimentos para fazer a farofa. Acionando algumas vezes a tecla pulsar, a farofa se formará rapidamente.
2) Vá juntando a água aos poucos, apenas o necessário para conseguir unir a massa numa bola.
3) Embrulhe em filme plástico, achate a bola para obter um disco alto de 10 cm de diâmetro e leve à geladeira por 30 minutos antes de usar.
4) Preaqueça o forno a 170°C.
5) Abra a massa entre folhas de plástico, para não ter de incorporar mais farinha, até obter um disco de tamanho suficiente para cobrir o fundo e as laterais da fôrma.
6) Acomode a massa na fôrma e, com a ponta dos dedos, pressione os cantos para evitar que se formem bolhas. Remova o excesso de massa das bordas e, com um garfo, faça alguns furos no fundo da massa. Cubra com plástico e leve à geladeira por mais 30 minutos, ou ao freezer por 10 minutos.
7) Corte um disco de papel-manteiga maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha a cavidade com grãos de feijão cru ou peso cerâmico próprio para assar tortas.
8) Leve para assar por 30 minutos, então retire o papel-manteiga com os feijões, tomando cuidado, porque eles estarão muito quentes, volte a massa ao forno e asse por mais 5 minutos ou até estar ligeiramente dourada. O feijão não servirá mais para comer, mas, depois de frio, ele pode ser guardado e utilizados como peso em outra receita.
9) Retire a massa do forno e deixe esfriar.

RECHEIO E MONTAGEM
10) Misture a abóbora, o azeite, sal e pimenta-do-reino, espalhe numa assadeira e leve para assar por 30 minutos a 190°C, virando uma vez, até que fique dourada.
11) Retire do forno e deixe esfriar, mas mantenha o forno ligado à mesma temperatura.
12) Espalhe a abóbora assada por cima da massa assada, coloque o queijo no meio e distribua a marmelada sobrema de tudo.
13) Numa tigela, junte os ovos, o creme de leite em lata, o creme de leite fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto, bata com um batedor de arame e espalhe esse creme por cima do recheio da quiche, deixando um pouco do recheio exposto.
14) Leve ao forno para assar por aproximadamente 1 hora, até que o creme esteja cozido.
15) Retire do forno e deixe descansar antes de desenformar.
16) Sirva morna ou à temperatura ambiente.

Utensílios

Filme plástico
Papel-manteiga
Rolo de abrir massa
Peso cerâmico para assar tortas (ou 1 xícara de feijões crus)
Fôrma de fundo removível de 24 cm diâmetro

Galeria

Comentários

Deixe uma resposta

Hmmmm você também pode gostar