Coxinha, a rainha dos salgadinhos que animam as festas

Coxinha, a rainha dos salgadinhos que animam as festas

Vamos combinar: a comemoração fica bem mais animada com “os comes”. E no topo da lista de preferências está a coxinha, a rainha dos salgadinhos que animam as festas. “Entre os salgados, ela é a mais pedida em meus kits de festa”, diz a chef Karen Silva, líder da Mesa Kit Festa: Faça & Venda.


Não é por outro motivo que a seleção da Mesa reuniu várias receitas dessa delícia. Tem a tradicional, de frango, a de mandioquinha com recheio de Brie e mel, uma vegana com carne de jaca e uma de legumes com massa de cará.


coxinha

Embora seja um quitute com a cara do brasileiro, encontrado em todo lugar, de padarias e botequins a bufês de festas, a coxinha não é uma invenção nacional. Sua origem é controversa, mas a versão mais aceita é a de que ela chegou por aqui em 1808, junto com a família real portuguesa.


Um indício que dá força a essa versão é apresentado pelo jornalista J. A. Dias Lopes em artigo do jornal O Estado de S. Paulo. Trata-se da receita de "coxas de frangas ou galinhas novas", que integra o livro Cozinheiro moderno ou nova arte de cozinha, do chef francês Lucas Rigaud, que trabalhou para a família real portuguesa.


No mesmo artigo, o chef Laurent Suaudeau defende que o conceito desse salgadinho nasceu em solo francês e pelas mãos do famoso chef Antonin Carême (1783-1833), conhecido como o “rei dos cozinheiros e o cozinheiro dos reis”.


Para comprovar, Laurent indica uma receita de croquette de poulet (croquete de frango), que Carême incluiu num de seus livros, L"Art de la Cuisine Française au XIXème Siécle - Traité des Entrées Chaudes (Dentu Libraire, Palais-Royal, Galerie d’Orléans, Paris, 1844). No modo de preparo, o rei dos cozinheiros pedia para moldar o salgadinho em forma de pera. Laurent explica que a receita sofreu modificações no Brasil, mas o princípio técnico é o mesmo.


Em boa companhia


Embora a coxinha seja soberana, outros quitutes também brilham nas festas. Bolinhas de queijo, risoles e croquetes com recheios variados estão entre os clássicos dos salgadinhos fritos.


Para quem prefere fugir das frituras, há opções assadas, como empanada,  empadinha e esfiha. Desta última, há duas receitas deliciosas no site Tá na Mesa, a de carne e a de linguiça calabresa


Se você está iniciando no ramo de kits para festas, vale uma dica da chef Karen: não precisa oferecer ao cliente uma lista extensa. Ela, por exemplo, foca em dois: coxinha e bolinha de queijo. Você pode fazer com antecedência e congelar, para ir atendendo aos pedidos. O durabilidade no freezer é de até 3 meses a – 18°C.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!