A deliciosa tradição das comidinhas em várias culturas

A deliciosa tradição das comidinhas em várias culturas

Antipasto, mezza e tapas: os diferentes nomes e tradições dos petiscos mundo afora


Entre nós, preparos ligeiros que antecedem uma refeição ou animam um bate-papo entre amigos são chamados de aperitivo, petisco, entrada ou tira-gosto, e há um leque imenso de opções. É o caso dos famosos dadinhos de tapioca, apenas para citar um dos que estão na moda. Essa criação do chef Rodrigo Oliveira (@rodrigomocotó), do restaurante Mocotó (@mocotorestaurante), virou uma febre. E tem a receita no Tá na Mesa, confira!


Na França, imperam os patês e terrines, mas outros países também têm o que apresentar nesse terreno culinário. Que tal saber mais sobre comidinhas em várias culturas? Vamos lá! Separamos aqui algumas curiosidades e dicas sobre petiscos que são festejados mundialmente.


Dadinho de Tapioca

Antepasto na Itália


Na tradição culinária italiana, antipasto significa literalmente antes do prato. Ou seja, com uma grande variedade de texturas e consistências, os antipasti (o plural da palavra em italiano) antecedem o prato principal.


Essa tradição começou na Idade Média, com a proposta de instigar o paladar para os pratos da refeição principal. Para isso, a variedade das comidinhas oferecida aos convidados buscava estimular todos os sentidos.


Normalmente, essa seleção de petiscos arrasa no colorido, no aroma, na combinação de sabores. Um exemplo é a caponata, receita que reúne um mix de legumes, como pimentão vermelho, abobrinha, berinjela, tomate, tudo temperado com ervas aromática e regado generosamente com azeite. Receita que a chef Helô Bacellar ensina a fazer no Tá na Mesa.


Caponata

Outro antepasto bastante apreciado são as bruschettas, fatias de pão italiano torradas com uma infinidade de recheios. No Tá na Mesa você também encontra diversas variações desse petisco, como a Bruschetta de Presunto Cru, Tomate Marinado e Rúcula, do chef Sergio Arno (@sergioarno).


Mas a lista de comidinhas que podem ser servidas como antepastos é enorme. Inclui carnes curadas, azeitonas temperadas, corações de alcachofra, queijos variados, pimentões marinados, berinjelas preparadas das mais variadas formas, entre outros. Em geral, essas iguarias são servidas na companhia de grissini ou fatias de pães italianos, sempre com um azeite para regar. Um bom vinho complementa o cardápio!



Mezza no Mediterrâneo oriental


Essa região do Mediterrâneo também conta com a sua seleção de aperitivos clássicos. Pode ser chamada de mezze, meze ou mezedhes. Em turco, a palavra meze significa refeição rápida.


Uma infinidade de comidinhas compõe as opções de meze. Uma delas é o homus, a pasta árabe feita de grão-de-bico bem conhecida dos brasileiros, que a chef Leila Kuczynski, do restaurante Arábia (www.arabia.com.br, @restaurantearabia), ensina a fazer no Tá na Mesa. Ou babaganoush, a pasta de berinjela e tahine, que a chef Ela Chris Fischman selecionou para a Mesa Patês, Entradas & Aperitivos.


Outro quitute que faz sucesso na região é a bureka (que vem do termo turco börek), um tipo de empanada, feita com massa normal ou folhada e diversos recheios (legumes, queijo, carne). Ou pastas mais molinhas, conhecidas como dips, como a que é feita com pepino, alho e iogurte ou coalhada.


Essas e muitas outras comidinhas são ótimas para acompanhar um bate-papo entre amigos, regada a uma bebida típica da região que, em geral, leva anis, como ouzo (Grécia), raki (Turquia) e arak (Líbano). Geralmente são servidas diluídas em água e com bastante gelo.


Homus

Tapas na Espanha


É comum no fim de tarde espanhol os amigos se convidarem para “ir de tapas”. Ou seja, combinar uma reunião para colocar a conversa em dia num bar enquanto saboreiam essas comidinhas conhecidas como tapas e bebem algo.


Batatas bravas (fritas com molho picante, como a receita que a chef Paula Rizkallah ensina no Tá na Mesa), espetinho de anchova, tortilhas de batatas, lula dorée, fatias de pão recoberta com queijos e frios, espetinhos com as mais variadas combinações, croquetes e os famosos pintxos, que têm uma fatia de pão na base e uma combinação de ingredientes na cobertura fixados por um espetinho.


 

Batatas Bravas

 

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!