Doce de leite é a versatilidade em pessoa: vai bem com tudo!

Doce de leite é a versatilidade em pessoa: vai bem com tudo!

Doce de leite é uma paixão nacional! Ele é tão amado que não faltam receitas e formas diferentes de prepará-lo: tem doce de leite de colher, na lata, em barras, no alfajor, no churro, incrementado com outros doces… hummm! A lista é extensa – e deliciosa, claro.

No ebook Doce de Leite, presente no kit de ebooks Dia a Dia na Cozinha [link], a chef Natália Rios ensina 18 receitas incríveis. Para completar, selecionamos outros 17 preparos do acervo do Tá na Mesa.

 

Confira a lista, escolha sua receita preferida e vá para a cozinha!

Veja também:

- Belarmino Iglesias ensina a fazer um pudim de doce de leite incrível!

Doce de leite é a versatilidade em pessoa: vai bem com tudo!

Portanto, não faltam opções para você escolher as suas preferidas. Está indeciso? Passamos em revistas aqui algumas das formas e receitas mais emblemáticas e saborosas. Veja qual delas dá mais água na boca!

Doce de leite puro ou incrementado


A receita clássica é aquela da pasta cremosa, cor de caramelo, puríssima, feita apenas com leite e açúcar. Mas existem inúmeras variações. Há quem acrescente cravo-da-índia ou canela para dar um toque diferente ao sabor. Quem deseja uma cremosidade mais acentuada, incorpora creme de leite ou manteiga. Há também quem adicione bicarbonato de sódio, para reduzir a acidez do leite - isso ajuda a obter uma textura mais cremosa e uma cor mais moreninha.

Existe a linha de doces de leite combinados com outros sabores, como maracujá, morango, chocolate, ameixa, abacaxi e muito mais. Para os menos puristas, é um prato cheio!

Entre os industrializados, vale a pena prestar atenção a um detalhe: existem fabricantes que incorporam amido para encurtar o caminho, pois, assim, o doce chega no ponto em menor tempo. Só que o resultado não é dos melhores. O doce fica com textura gelatinosa ou arenosa, nada a ver com a cremosidade típica dessa delícia.

Doce de corte

Apurando-se mais o ponto, dá para fazer também doce de leite em barrinhas. Continua delicioso. Quer saber como se faz? Siga a receita da chef Marcela Maragliano,

Doce de leite é a versatilidade em pessoa: vai bem com tudo!

Doce de leite de latinha

Ok, fazer essa delícia de doce do jeito tradicional, apurando a mistura de leite com açúcar no fogo baixo, requer boa dose de paciência. É preciso ficar mexendo sempre, para evitar que o leite levante fervura, por uma hora ou mais.

Mas existe um atalho: cozinhar a latinha de leite condensado fechada em panela de pressão. Retire o rótulo da latinha e coloque água suficiente para cobri-la, feche a panela de pressão e leve ao fogo médio.

O tempo de cozimento, que deve ser contado a partir do momento em que a panela começa a chiar, é que vai determinar o ponto do doce. Após 15 minutos, você terá um doce com ponto de colher; com 30 minutos, um doce mais firme e com cor de caramelo escuro; e com 55 minutos, ponto de corte.

Após começar a chiar, o tempo de cozimento vai determinar o ponto do doce que você deseja obter. Após 15 minutos, você obterá um doce com ponto de colher; com 30 minutos, um doce mais firme e com cor de caramelo escuro; e com 55 minutos, ponto de corte.

Após o tempo estipulado, desligue o fogo e espere a pressão da panela sair completamente. Retire a latinha e deixe que ela esfrie bem antes de abrir, para evitar o risco de queimadura.

Par perfeito

Tem algumas criações culinárias que parecem ter nascido para fazer par com o doce de leite. Tipo alma gêmea.

Quer um exemplo? Alfajor. O nome deriva do termo árabe al-hazu, que significa recheado, doce que é um ícone na Argentina (embora também seja comum na Espanha e em outros países sul-americanos, como Uruguai, Chile e Peru).

O alfajor tradicional é composto de dois ou três discos de massa crocante unidos por um recheio generoso de doce de leite, tudo coberto com chocolate, para arrematar. Deu vontade? Então, experimente a receita de Alfajor de Doce de Leite com Chocolate, da chef Heloisa Bacellar.

Doce de leite é a versatilidade em pessoa: vai bem com tudo!

Quer outro exemplo? Churro. Outro preparo popular em países latino-americanos, feito à base de farinha e frito. No Brasil, os churros ficam ainda mais gostosos com recheio de doce de leite. Duvida? Então, prove essa receita da chef Val Araújo.

Doce de leite é a versatilidade em pessoa: vai bem com tudo!

E o que dizer da singela combinação da doce pasta cremosa com uma fatia de queijo? E o melhor é que você pode variar a nuance de sabores que essa união pode proporcionar. Basta variar o tipo de queijo.

Bolos e tortas

A cremosidade do doce de leite combina muito bem com a fofura da massa de bolos. Por isso ele é um dos recheios mais requisitados nas confeitarias. Se você também é fã, pode conferir a receita da confeiteira Otávia Sommavilla.

Doce de leite é a versatilidade em pessoa: vai bem com tudo!

Em tortas, o doce de leite também dá um show. Bom exemplo é a famosa banoffe, receita que está na moda. Você pode encontrá-la no ebook Doce de Leite.

 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!