Cuidados importantes ao consumir bebidas alcoólicas

Cuidados importantes ao consumir bebidas alcoólicas

Para ficar apenas com a parte boa da confraternização, convém seguir alguns cuidados importantes ao consumir bebidas alcoólicas. A nutricionista do Boteco Todos os Santos, em São Paulo, Helenice Tatewaki, faz algumas recomendações valiosas. Confira:

Hidratação sempre!


Em geral, bebidas alcoólicas têm grande potencial diurético. Por isso, é fundamental não descuidar da hidratação. “O ideal é intercalar a ingestão de bebida com a de água”, aconselha Helenice. Com isso, além de se hidratar, você também acaba ingerindo menos álcool. “Se a cada 350 ml de bebida alcoólica você consumir 100 ml de água diminuirá bastante os efeitos da ressaca no dia seguinte. Isso porque a água ajuda no processamento da bebida no organismo”, explica.

Fique de olho nas calorias


Bebidas alcoólicas também podem pesar na balança. “O álcool diminui a queima de gordura no organismo”, explica Helenice. Para amenizar esse efeito, ela sugere optar por bebidas menos calóricas e com menor teor de álcool. Um drinque ótimo nesse sentido é o Aperol Spritz (confira a receita da Mesa!). Além de refrescante, essa mistura de água gaseificada, suco de laranja e espumante Aperol tem apenas 133 calorias (taça de 250 ml). Apenas para efeito de comparação, uma caipirinha tradicional de limão, com açúcar, tem 300 calorias.

Forre o estômago


Antes de sair para a festa, faça uma refeição. “Com o estômago vazio, o álcool é absorvido mais rapidamente”, explica Helenice. E não se esqueça de comer algum petisco entre um gole e outro durante a confraternização. “Mas é preciso fazer a escolha certa. Evite petiscos muito condimentados, que dão mais sede e podem promover um consumo maior de bebida”, observa a nutricionista.

Petiscos para combinar


E se a ordem é beliscar algo entre um drinque e outro, podemos ajudar com algumas sugestões caso a comemoração seja em sua casa. Veja que delícias separamos:
Espetinhos de Camarão com Molho de Shoyu e Saquê
Falafel
Batata com Alecrim e Alho
Bruschetta de Hambúrguer Toscano
Buschetta de Presunto Cru, Tomate Marinado e Rúcula
Asinhas Crocantes
Rolinho Primavera
Homus de Beterraba com Alho Assado
Amêndoas de Provence
Vinagrete de Moela

 




 











 



 



 
error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais!