Cuidados importantes ao consumir bebidas alcoólicas

Para ficar apenas com a parte boa da confraternização, convém seguir alguns cuidados importantes ao consumir bebidas alcoólicas. A nutricionista do Boteco Todos os Santos, em São Paulo, Helenice Tatewaki, faz algumas recomendações valiosas. Confira:

Hidratação sempre!

Em geral, bebidas alcoólicas têm grande potencial diurético. Por isso, é fundamental não descuidar da hidratação. “O ideal é intercalar a ingestão de bebida com a de água”, aconselha Helenice. Com isso, além de se hidratar, você também acaba ingerindo menos álcool. “Se a cada 350 ml de bebida alcoólica você consumir 100 ml de água diminuirá bastante os efeitos da ressaca no dia seguinte. Isso porque a água ajuda no processamento da bebida no organismo”, explica.

Fique de olho nas calorias

Bebidas alcoólicas também podem pesar na balança. “O álcool diminui a queima de gordura no organismo”, explica Helenice. Para amenizar esse efeito, ela sugere optar por bebidas menos calóricas e com menor teor de álcool. Um drinque ótimo nesse sentido é o Aperol Spritz (confira a receita da Mesa!). Além de refrescante, essa mistura de água gaseificada, suco de laranja e espumante Aperol tem apenas 133 calorias (taça de 250 ml). Apenas para efeito de comparação, uma caipirinha tradicional de limão, com açúcar, tem 300 calorias.

Forre o estômago

Antes de sair para a festa, faça uma refeição. “Com o estômago vazio, o álcool é absorvido mais rapidamente”, explica Helenice. E não se esqueça de comer algum petisco entre um gole e outro durante a confraternização. “Mas é preciso fazer a escolha certa. Evite petiscos muito condimentados, que dão mais sede e podem promover um consumo maior de bebida”, observa a nutricionista.

Petiscos para combinar

E se a ordem é beliscar algo entre um drinque e outro, podemos ajudar com algumas sugestões caso a comemoração seja em sua casa. Veja que delícias separamos:

 

 

 

Espetinhos de Camarão com Molho de Shoyu e Saquê

 

 

 

 

 

 

 

Falafel

 

 

 

 

 

 

 

Batata com Alecrim e Alho

 

 

 

 

 

 

 

 

Bruschetta de Hambúrguer Toscano

 

 

 

 

 

 

Buschetta de Presunto Cru, Tomate Marinado e Rúcula

 

 

 

 

 

 

 

 

Asinhas Crocantes

 

 

 

 

 

 

 

 

Rolinho Primavera

 

 

 

 

 

 

 

 

Homus de Beterraba com Alho Assado

 

 

 

 

 

 

Amêndoas de Provence

 

 

 

 

 

 

 

Vinagrete de Moela

 

 

Gostou?
Salve esta materia e compartilhe:

Você pode gostar também:

  • Cadastrar-se
Perdeu sua senha? Por favor, digite seu e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.